TIM é condenada a ressarcir consumidores de MT por cobrança a mais de ICMS nas faturas

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A empresa de telefonia brasileira TIM foi multada em mais de R$ 2 milhões pelo Procon-MT (Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor) e condenada a ressarcir os consumidores pelo ICMS cobrado a mais nas faturas de planos controle e pós-pagos, após a redução do imposto em Mato Grosso, que ocorreu em janeiro de 2022.

A decisão foi assinada pelo fiscal de defesa do consumidor, André Carvalho Rondon Badini.

Entrou em vigor, no dia 1º de janeiro de 2022, a Lei Complementar Estadual determinando a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre serviços de comunicações e telecomunicações para 17%. A alíquota antiga, de 30%, continuou sendo cobrada pela empresa, que foi acionada pela Justiça e condenada a ressarcir os consumidores.

A TIM chegou a fazer um plano para a devolução, mas o período de faturamento de janeiro a julho de 2022 não foram corretamente restituídos, uma vez que a empresa considerou apenas a Lei Complementar Federal, sancionada em junho de 2022.

O Proncon-MT atuou a empresa por não reduzir a alíquota de ICMS nas faturas dos serviços de comunicações/telecomunicações do período citado e por não ressarcir as quantias indevidamente cobradas dos consumidores, além de não ter informado de forma clara e específica o consumidor sobre a origem dos valores devolvidos como “ajuste”.

Multada em R$ 2.311.932,35 (dois milhões e trezentos e onze mil e novecentos e trinta e dois reais e trinta e cinco centavos), a empresa ainda deverá formular novo plano para devolução de valores aos consumidores.

A empresa pode recorrer da decisão para não pagar o valor da multa. (Repórter MT)