Temporal invade casa de mãe de quatro filhos e destrói móveis e pertences da família

Fonte:
Reprodução/Repórter MT

O temporal que atingiu Cuiabá transformou a rotina de uma moradora do bairro Jardim Gramado em um cenário de desespero. Em vídeos enviados à reportagem do Repórter MT, é possível ver a força da água invadindo a residência, onde Pryscila Campos vive com seus quatro filhos. No relato, ela aparece ao lado de uma das crianças mostrando a casa totalmente inundada pela lama, que destruiu móveis, eletrodomésticos e roupas.

No relato, a moradora detalha que o problema é causado por um riacho nos fundos da casa e por um muro construído de forma irregular por uma vizinha, que impede a passagem da água.

Mesmo eu derrubando as grades com uma enxada, a água não parava de subir. Foi invadindo a minha área, tive que colocar os cachorros em cima [dos móveis]. Depois veio para dentro da cozinha. O forno não funciona mais, perdi a cama dos meus filhos, perdi pão, perdi carne que estava na geladeira“, contou, emocionada.

Saúde abalada e mau cheiro

Além do prejuízo material, que inclui sofá, guarda-roupas, cômodas e fogão, a moradora revelou que a situação afetou drasticamente sua saúde. Em meio à lama misturada com esgoto, ela desenvolveu problemas de pele.

Ficou um cheiro horrível aqui dentro por causa da lama com esgoto. Com isso, infelizmente, eu adquiri psoríase. E agora ela está atacada, porque eu passei nervoso. Quando eu fico preocupada, ela ataca. Eu entrei no meio dessa lama para tentar quebrar o muro e salvar minhas coisas”, relatou.

Segundo a vítima, a vizinha responsável pelo muro não demonstra empatia e ainda a teria “importunado”, dizendo que chamaria a polícia.

Ela diz que não quer saber se entra água ou não, que o problema é meu. Mas quem vai pagar o que eu perdi? Como mãe, eu não podia deixar acontecer de novo, perder as comidas, as roupas”, questionou.

Pryscila disponibilizou o número para quem queira ajudar com roupas e móveis: (65) 99363-4051.

Apelo ao Prefeito

Diante da situação de calamidade, a moradora faz um apelo direto ao prefeito Abilio Brunini para ser contemplada pelo programa Casa Cuiabana. No entanto, a Secretaria de Habitação faz um alerta: o sorteio no programa não garante a entrega da chave. A efetivação depende de uma análise rigorosa de documentos e do cumprimento de prazos da Portaria nº 03/2025. Se o sorteado não cumprir as exigências, perde a vaga para o cadastro reserva.

Previsão

O alerta do Inmet segue ligado para Mato Grosso. Nesta terça (10), a temperatura em Cuiabá fica entre 24°C e 30°C, com previsão de trovoadas e tempo encoberto. O risco de novos alagamentos continua alto até sexta-feira (13), com pancadas de chuva diárias e ventos que podem chegar a 60 km/h. (Repórter MT)