A chuva começou a cair nas cidades do norte de Mato Grosso, neste sábado (19), já se reflete na capital, com o tempo começando a dar sinais de mudança de noite. Pode chover na capital neste domingo, embora a previsão seja de chuva só a partir de terça.
Apesar de tímidas e fracas, as primeiras precipitações chegaram a Sinop, Sorriso, Vera e Santa Carmem e já refletiu na qualidade do ar, aumentando a umidade media de MT, de 14% para 25%. A fumaça que encobre Cuiabá há várias semanas começa a se dissipar como vento típico que antecede chuva.
O site Repórter MT conversou com o doutor em Climatologia e coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Nacional de Brasília (UNB), professor Rafael Rodrigues de França, que explicou que Cuiabá respira um ar carcinogênico, ou seja, um ar que a médio e longo prazo estimula o aparecimento do câncer.
Segundo o professor-doutor, o cenário é gerado pelos incêndios florestais que de forma excepcional foram potencializados esse ano. A queima da biomassa vegetal lança um produto/substância chamada reteno, ao céu que além de tóxica e cancerígena dá a coloração preta na água.
Oxalá a previsão de chuva se confirme e as águas comecem a lavar a cinzenta Cuiabá neste domingo (20), último dia deste seco inverno cuiabano. Que venha a primavera!
Fonte: Repórter MT