A forte chuva que caiu na madrugada desta quinta-feira (17) nas regiões médio norte e norte de Mato Grosso deixou a cidade Diamantino (182 km de Cuiabá) literalmente embaixo d’água. Em algumas casas dos bairros ribeirinhos, a água chegou ao telhado e deixou moradores desabrigados. Em Sinop (479 km de Cuiabá), carros foram levados pela enxurrada da chuva desta manhã e diversas casas e comércios foram inundados.
Segundo informações da assessoria de comunicação de Diamantino, todas os afluentes do rio Paraguai estão cheios. Com isso, rios que cortam o município estão transbordando. A chuva da madrugada desta quinta-feira elevou ainda mais o nível dos rios e deixou parte da cidade embaixo d’água.
O bairro da Ponte, às margens do rio Diamantino, foi um dos mais afetados. A água chegou ao telhado das casas e centenas de moradores ficaram desabrigados. A cabeceira de uma das principais pontes da cidade foi danificada e a via ficou intransitável. A bomba de captação de água da cidade foi levada pelas enxurradas.
Conforme a prefeitura, a equipes de Assistência Social e Infraestrutura trabalham desde a madrugada no auxílio das vítimas. A prefeitura informou que não há registro de vítimas fatais ou feridos em decorrência das chuvas.
Equipes da Prefeita de Diamantino estão realizando o levantamento dos estragos, a quantidade exata de casas atingidas e famílias desabrigadas e já solicitou apoio da Defesa Civil estadual nesta manhã. A ideia é realizar o levantamento de todos os estragos para pedido de decretação de situação de emergência.
NORTÃO
Sinop amanheceu ainda sobre forte chuva, diversas casas e estabelecimentos comerciais foram inundos, ruas e avenidas ficaram embaixo d’água. Uma viatura do Corpo de Bombeiros que estava indo prestar socorro a um veículo que caiu em uma vala aberta pelas enxurrada também acabou sendo levada para outra valeta que se abriu na rua João Pedro Moreira. A região central da cidade ficou alagada.
Internautas do HNT enviaram vídeos onde são mostrados os estragos deixados pelas chuvas nas vias da cidade. Nas imagens, é possível ver diversos comércio inundados às margens da BR-163.
A prefeitura informou que está realizando levantamento dos prejuízos causados pelas chuvas e que o trecho às margens da BR-163, onde há valetas abertas, onde um veículo e uma viatura do Corpo de Bombeiros caíram nesta manhã, é de responsabilidade da concessionária Rota do Oeste.
PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta quinta-feira (17), em que aponta ainda as regiões na faixa laranja para alto risco de tempestade. No total, 97 cidades estão na zona de alerta nas regiões centro-sul, nordeste e sudeste mato-grossenses.
As previsões apontam chuvas entre 30 e 60 mm/h com ventos intensos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A tempestade pode ocorrer até a sexta-feira (18).
Entre as cidades na zona de alerta estão Cuiabá, Diamantino, Chapada dos Guimarães, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá e Sinop.
A Defesa Civil alerta para, em casos de emergência, acionar as equipes via 199, ou Corpo de Bombeiros via, 193.
Fonte: HNT