O calor continua predominando em Cuiabá mesmo após registro de chuvas isoladas na região metropolitana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura pode subir ainda mais e atingir a máxima de 47ºC no próximo final de semana.
Nesta quarta-feira (30), a mínima prevista é de 26ºC, podendo a máxima atingir 42ºC. A umidade relativa do ar fica baixa e pode chegar a 10%. A máxima é de 45%.
Nesta quinta-feira (1), os termômetros ficam entre 25ºC e 41ºC. Já a umidade relativa do ar entre 15% e 50%. Em ambos os dias, o céu está com predomínio do sol e presença de nevoa seca.
A temperatura continua subindo na sexta-feira (2) e pode chegar a máxima de 44ºC. A previsão estima mínima de 26ºC e dia claro com nevoa seca. A umidade fica entre 10% e 60%.
No sábado (3), com umidade mínima de 10%, a Capital pode registrar a máxima 45ºC. O domingo (4) será o dia temperatura mais alta, conforme o INMET, que estima máxima de 47ºC e umidade relativa do ar em 10%.
Os níveis de umidade relativa do ar ficam abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante desse quadro, a Defesa Civil de Cuiabá alerta a população para os cuidados que se deve tomar. Confira:
– Evitar a prática de atividades físicas (exceto natação) ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, especialmente entre as 12 e 15 horas, período de maior calor do dia, quando a umidade do ar fica mais baixa.
– Aumentar a ingestão de líquidos, que podem ser água, sucos, frutas aquosas (melancia, melão, laranja), chá, entre outros.
– Colocar vasilhas ou baldes com água nos ambientes, ou mesmo toalhas molhadas nas janelas. Se disponível, usar umidificador de ambiente, para melhorar o nível de umidade do ar.
– Na alimentação, procurar usar alimentos mais leves, com muitas folhas (saladas) e legumes (quanto mais aquoso melhor, tomate, chuchu, abobrinha) evitando produtos industrializados e enlatados, aumentar a oferta de sucos naturais, água de coco e frutas com alto teor de água (melancia, maça, laranja, melão, uva, tangerina, manga, caju).
– Notando sinais de desconforto ou sinais de dificuldade na respiração, desânimo e abatimento, o auxílio médico deve ser procurado de imediato.
– Não queimar o lixo ou as folhas secas.
Fonte: Olhar Direto