Tecnologia 5G não deverá funcionar em toda a capital e aparelho precisa ser habilitado

Fonte:

Uma das tecnologias mais avançadas deve chegar em Cuiabá nesta segunda-feira (19). A ativação do sinal 5G puro será liberado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas será que os cuiabanos já vão poder experimentar essa nova geração da internet móvel? Bom, se a sua resposta foi não, infelizmente você está correto.

Chamado de standalone ou SA, o 5G deverá ser instalado gradativamente e não deve funcionar em toda a cidade. É o que explica o analista de sistemas, especialista em segurança da informação, Louder Mendes.

“Não é uma coisa que estala os dedos e está funcionando como foi propagado. Existe um cronograma de implantação técnico principalmente e de viabilidade. Então a partir de segunda-feira por exemplo, está liberado par Cuiabá fazer a instalação de no mínimo oito torres de cada operadora [..]. Provavelmente as operadoras já tenham as antenas instaladas e vai liberando o sinal aos poucos. É claro que não vai pegar em toda a cidade”, esclareceu o profissional.

Para ter acesso ao 5G puro, não é preciso trocar o chip na operadora. Porém, o celular do usuário deve ser habilitado para a tecnologia. “A conexão é automática pra quem possui telefones que já tenham a tecnologia 5G. Então pelos menos a grande maioria dos fabricantes de celulares, de dois anos pra cá já possuem essa característica. E quem não tem a tecnologia instalada deverá comprar outro aparelho”.

O 5G puro oferece velocidade dez vezes mais veloz que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários. A tecnologia já é oferecida em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.

Fonte: Leia Agora