A técnica de enfermagem Amanda Delmondes Benício passará por perícia no dia 28 de março, às 8h30, na Politec, conforme determinado pelo juízo da 12ª Vara Criminal. O exame tem como objetivo responder se Amanda era, ou não, inimputável quando tentou atropelar os próprios vizinhos, após uma briga por som alto em setembro do ano passado.
Ao instaurar o incidente de insanidade, o juiz Wladymir Perri ponderou que existem dúvidas quanto ao estado de saúde mental de Amanda na época, notadamente quanto às alegações de que a técnica de enfermagem sofre de tendências automutilantes, pensamentos suicidas, síndrome do pânico, agressividade, estresse, depressão profunda, irritabilidade constante, intolerância ao convívio social e outros sintomas.
Caso a perícia confirme a insanidade, Amanda poderá ser declarada inimputável e, por isso, absolvida impropriamente dos crimes de homicídio qualificado na forma tentada, ameaça, dano qualificado e resistência. Do contrário, ela poderá ser submetida ao Tribunal do Júri pelas acusações.
A técnica de enfermagem ganhou liberdade provisória em dezembro de 2023, mas retornou à cadeia dois meses depois, em meados de fevereiro, por uma nova confusão envolvendo vizinhos. Desta vez, ela teria agredido uma vizinha idosa que também relatou que teve a casa invadida por Amanda, que aplicou nela uma injeção de conteúdo desconhecido. (HNT)