Um homem, de 32 anos, que abusou sexualmente do sobrinho, de 7 anos, em Sinop, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, ontem após ser localizado no Paraguai, em ação conjunta das Polícias Civis de Mato Grosso e do Paraná, com o apoio da Polícia do país vizinho. Ele estava com mandado de prisão preventiva decretado pelo crime de estupro de vulnerável, com pena de 8 a 15 anos de reclusão.
As investigações, realizadas pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Sinop, iniciaram após o crime ocorrido no dia 20 de dezembro passado. Na ocasião, o suspeito pediu abrigo na casa da irmã sob a justificativa de que estava se separando e que precisava ficar no local por 15 dias. Na noite do crime, ele disse à irmã que dormiria fora, motivo pelo qual a mãe permitiu que os filhos dormissem no quarto de hóspedes.
Pela manhã, a mãe encontrou o irmão dormindo no mesmo colchão das crianças. Quando o filho acordou, estava em estado de choque. Questionado pela família sobre o que havia ocorrido, o menino revelou que o tio havia “mexido com ele durante a noite”, além de ter tapado sua boca para impedir que gritasse, detalhou a polícia. A criança foi levada imediatamente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ficou internada. Exames clínicos e o relato da equipe médica indicaram sinais compatíveis com abuso sexual. Confrontado pela irmã, ele negou as acusações, enviou mensagens tentando descredibilizar o relato da criança e fugiu da cidade.
As investigações realizadas na especializada de Sinop apontaram que, após cometer o crime, o suspeito fugiu para a cidade de Guaíra (PR). Com base nos levantamentos, foi feito contato com a Polícia Civil do Paraná e, após troca de informações de inteligência, entre a Polícia Civil do Brasil e do Paraguai, o foragido foi localizado e teve o mandado de prisão cumprido.
O suspeito encontra-se detido no país vizinho e aguarda os trâmites legais de extradição ou expulsão para ser transferido ao sistema prisional brasileiro. (Sonoticias)





