Surtos de alergia sem causa definida provoca manchas e coceira em moradores de município de MT

Fonte:

Casos de alergia que surgiram entre moradores de Lucas do Rio Verde (MT) após frequentarem praças da cidade, estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Sinop. Os sintomas relatados incluem manchas vermelhas na pele, principalmente em áreas de dobra, acompanhadas de coceira intensa.

O primeiro caso foi registrado no fim de julho, na Praça Bandeirantes, que chegou a ser interditada para investigação, com realização de sanitização e coleta de amostras. O espaço foi reaberto posteriormente, mas a Secretaria de Saúde mantém a orientação para que a população evite áreas gramadas até que a causa das reações seja esclarecida.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, a médica Fernanda Helt Ventura, a investigação busca identificar padrões nos casos, como a relação com a grama ou características do ambiente, que podem ajudar a descobrir a causa da dermatite.

“Estamos trabalhando em parceria com o escritório regional e outros setores do município para solucionar o problema o quanto antes, garantindo que os espaços públicos sejam frequentados com segurança”, afirmou.

As lesões são autolimitadas, não transmissíveis e exigem apenas atendimento em unidade de saúde para aliviar a coceira. Até o momento, não há uma causa definida para a alergia, e há relatos de que outros espaços públicos, além da Praça Bandeirantes, também podem estar relacionados. (primeira Página)