A Prefeitura de Cuiabá confirmou, neste domingo (21), que as internações nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó e Pedra 90, e nas UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos estão suspensas, por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação.
Com a superlotação de pacientes internados em decorrência da Covid-19, a Policlínica do bairro Planalto se tornou a única que ainda está atendendo normalmente. A gestão aconselha que os cidadãos que precisarem de atendimento médico devem ir até a unidade hospitalar.
Apesar do colapso, em todas essas unidades continuam sendo feitos os testes rápidos (PCR Swab) para a Covid, através de pedido médico, bem como os exames de Raio-x, também através de pedido médico.
Por meio de nota oficial, o Poder Executivo ressalta que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), no prazo de dez dias, aumentou o número de leitos para vítimas da Covid-19 em Cuiabá. O Hospital Municipal São Benedito foi transformado em unidade de referência no atendimento ao vírus.
“Com a instalação dos novos leitos, a capital passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito. Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com Covid-19”, diz trecho do texto.
Fonte: Muvuca Popular