A Prefeitura de Cuiabá programou a entrega da duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, popularmente conhecida como Avenida dos Trabalhadores, para abril de 2022. A informação foi dada pelo prefeito em exercício José Roberto Stopa, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (22), a Rádio CBN. Segundo o gestor, o novo prazo ocorre por conta da inclusão de trabalhos que não estavam previstos.
Stopa explicou que o projeto inicial assegurava a duplicação do trecho situado entre o Residencial Santa Inês e a rotatória de acesso ao bairro Planalto. Todavia, atualmente o trabalho abrange um percurso de aproximadamente três quilômetros, fazendo com que a avenida chegue até o bairro Novo Horizonte. Além da ampliação da extensão alcançada, outros serviços, igualmente, passaram a fazer parte da obra.
“Tínhamos um projeto inicial que previa a duplicação até próximo da policlínica do Planalto. Decidimos ampliar esse projeto e fazer com que a duplicação chegue dentro do bairro Novo Horizonte, ligando a avenida com o Altos da Serra I e II, Dr. Fábio I e II, e saindo no Contorno Leste, que está passando atrás desses bairros. O planejamento era de entregar a obra em dezembro, mas dobramos o tamanho dela”, disse.
O prefeito em exercício destacou que, somado a duplicação da via, a obra conta agora também com construção de ciclovia no canteiro central, instalação de iluminação de LED, recapeamento da via marginal em frente aos comércios instalados na região e mais de 600 vagas de estacionamento. Outra estrutura que foi incluída na obra é a construção de uma travessia de concreto entre os bairros Planalto e Novo Horizonte.
“Também vamos recapear as ruas Alaska e Parecis, no Planalto. São ruas que estão acabadas e para recuperar estamos fazendo a drenagem. Estamos construindo uma ciclovia da rotatória da Avenida das Torres até o Planalto. E ainda resolveremos um dos grandes problemas da avenida, que é a falta de estacionamento. Ou seja, uma série de novos trabalhos, novas etapas foram adicionadas à obra”, completou.
ANDAMENTO DA OBRA
A duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira abrange um trecho situado entre o Residencial Santa Inês e o fim da avenida, na divisa entre os bairros Planalto e Novo Horizonte. Seguindo o planejamento, a obra já alcançou cerca de dois quilômetros de pavimentação. Além disso, o levantamento do muro de gabião no córrego que passa pela via foi concluído, assegurando a estabilidade para o solo do local.
A implantação da ciclovia e criação das mais de 600 vagas de estacionamento também estão a todo vapor. Esses trabalhos foram iniciados em setembro deste ano e alcançará um percurso de quatro quilômetros. Outra atividade adiantada é a construção da travessia de concreto no Córrego Gumitá, que passa entre o Planalto e Novo Horizonte. No local, a instalação das aduelas foi concluída.