Stopa já assume discurso de pré-candidato ao governo e promete conclusão do VLT

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Em recente conversa com os jornalistas, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), já começa a mudar o discurso e a tomar postura de pré-candidato ao governo. Prometendo, inclusive, caso entre mesmo na disputa e caso eleito ao governo do Estado, de concluir as obras do Veículo Live sobre Trilhos (VLT) que já se arrasta por vários anos. Sob o argumento que não se pode mudar um modal onde foi gasto mais de R$ 1 bilhão.

“Já se gastou uma grande fortuna no que já foi feito ai, eu tenho colocado claramente que se for candidato e ganhar as eleições, o VLT será uma realidade na Baixada Cuiabana”.

As obras do Veículo Leve Sobre Trilhos começaram em 2012, há 10 anos, escoradas num projeto que previa 22 km de trilhos, divididos em duas linhas: uma ligando o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até a Zona Norte de Cuiabá. E outra ligando a Zona Sul ao centro da capital.

O modal foi contratado no governo do peemedebista Silval Barbosa, o consórcio responsável partiu de um orçamento inicial de R$ 1,477 bilhão. Deste valor, segundo informa a Secretaria Estadual das Cidades, R$ 1,66 bilhão já foram pagos.

Pelo discurso, parece que Stopa vai aceitar o desafio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), e enfrentar Mauro Mendes (UB) nas urnas em outubro.

Ele é a aposta do prefeito de Cuiabá como uma candidatura alternativa para enfrentar o governador Mauro Mendes em outubro. Por isso em março deste ano ele apresentou o nome de seu ‘braço direito’ para o pleito de outubro deste ano, e vem  ajudando seu vice, neste processo. Mesmo que Emanuel não consiga que este projeto eleitoral seja aceito pelo seu partido, o MDB. O partido, ao visto, vem preferindo ficar bem longe das rusgas entre Mendes e Pinheiro que se perpetuam há um bom tempo.

Stopa, que já foi secretário de Mauro quando prefeito de Cuiabá, confessa ter uma boa relação pessoal com o gestor estadual. E, caso seja escolhido pela federação partidária para disputar contra Mendes nas urnas, afirma que realizará uma competição respeitosa.  “O governador Mauro Mendes me respeita e eu também o respeito muito. Obviamente vamos discutir tratando de proposta para Mato Grosso, sem nenhuma ofensa e sem ataques”.

Entrave do modal

Nesta última terça-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) rejeitou o recurso da prefeitura de Cuiabá contra a mudança de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), no eixo Cuiabá Várzea Grande.

Já o Pleno do Tribunal de Contas da União (TCU) manteve a suspensão de todos os procedimentos administrativos relacionados a troca de modal, em decisão dada no dia 12 de maio.

O prefeito Emanuel Pinheiro  (MDB) é defensor do VLT e luta para a implantação do modal desde o anúncio do BRT pelo governador. O modal desejado pelo Chefe do Executivo estadual é orçado em R$ 480,5 milhões – valor que já inclui a realização de todos os projetos básicos e executivos, licenças e outorgas necessárias. Como a construção de 46 estações de ônibus, dois terminais e outras intervenções necessárias.

Fonte: O Bom da Notícia