Sorriso (a 397 km de Cuiabá) permanece entre os 20 municípios mais violentos do Brasil, ocupando a 13ª posição entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Localizada no Norte de Mato Grosso, Sorriso possui altas taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI), registrando 59,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2024.
O levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), por meio do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e divulgado pelo g1, mostra que apesar de não estar na lista das dez cidades com maiores taxas – dominada por municípios do Nordeste -, a cidade mato-grossense continua destoando da média nacional e regional.
Conforme consta no Anuário, as “dez cidades mais violentas do país sofrem com disputa de facções pelo controle do tráfico”, contexto que, segundo o levantamento de dados, também se repete em outras localidades da região Centro-Oeste.
Como já publicado pelo RD News, além da colocação no ranking de MIV, Sorriso foi citada no Anuário por ocupar o 2º lugar nacional com maior taxa de estupro e estupro de vulnerável por 100 mil habitantes.
O levantamento reforça ainda a preocupação com a distribuição desigual da violência no Brasil e o avanço de indicadores negativos em cidades de médio porte como Sorriso, destacando que a reincidência do município no ranking evidencia a urgência de ações coordenadas entre os entes federativos para enfrentamento à criminalidade. (RD News)