Sindicato de Tangará não realizará Exposserra 2024 devido falta de chuvas e perdas na safra

Fonte:

O Sindicato Rural de Tangará da Serra (251 km de Cuiabá) anunciou a suspensão da Exposserra de 2024, devido a falta de chuvas na região que tem comprometido a produção dos produtores do município. Por meio de uma nota oficial publicada no Instagram, o sindicato, responsável pela organização da festa, destacou o cenário crítico que inúmeros produtores rurais, não somente de Tangará da Serra, mas de todo o Brasil.

“A falta de chuvas tem gerado grandes transtornos nas lavouras de todo o país e na nossa região não tem sido diferente. São perdas irreparáveis dos nossos produtores rurais que tiveram aumento dos custos operacionais com replantios e insumos, além da não concretização dea grande parte da segunda safra”, diz trecho da nota.

Neste ano, a festa ocorreu entre os dias 6 a 10 de setembro e a programação contava com exposições, rodeio, rodeio mirim em carneiros, cavalgada e shows nacionais de Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Rio Negro e Solimões, Barões da Pisadinha, Ana Castela, Leo e Raphael, Gustavo Lima e Junior Marques. Teve também apresentações de artistas locais.

“Em virtude disso, o Sindicato Rural de Tangará da Serra, entidade responsável pela realização da exposição, comunica oficialmente que, em 2024 não será realizada a Exposserra”.

O clima atípico tem sido um problema que tem impactado diretamente as produções, nos mais diversos setores agropecuários. Levantamento da Assosciação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apontou que as ondas de calor e falta de chuvas devem ocasionar a quebra de 20% na produção do grão no estado. Além disso, vários muncípios decretaram situação de emergência pela falta de chuvas, mesmo já estando no período chuvoso. (HNT)