Com uma forte atuação voltada à sustentabilidade e conservação ambiental, o Sesc Pantanal, por meio do Hotel Sesc Porto Cercado localizado no pantanal de Poconé a 145 km de Cuiabá, venceu o prêmio Braztoa, na categoria Resort. O prêmio foi criado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que é uma das entidades mais representativas do setor do turismo no Brasil e destaca iniciativas de gestão sustentável e ações de conservação do meio ambiente. Além de vencer na categoria Resort, o Sesc Pantanal ainda levou para casa o troféu Top Sustentabilidade, que premia a iniciativa com maior pontuação dentre todas as categorias.
A superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, diz que a premiação é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no pantanal pelo Sesc. “O Hotel Sesc Porto Cercado desenvolve uma série de atividades de educação ambiental, passeios e recreações com os hóspedes, com o intuito de promover o contato com a natureza e a cultura pantaneira, e sempre com o olhar de conservação do meio ambiente”, declara.
Paulo Proença, gerente do Hotel Sesc Porto Cercado comemora. “Trabalhamos para que as pessoas saiam daqui sensibilizadas e com outra perspectiva sobre a natureza, por isso, essa vitória no prêmio Braztoa é uma honra para todos nós funcionários do Sesc Pantanal. Através do empenho e dedicação de toda a equipe, conseguimos esse reconhecimento sobre o trabalho que desenvolvemos com vistas a promoção do turismo responsável voltado aos aspectos sociais e ambientais”.
O prêmio Braztoa teve 145 iniciativas de todas as regiões do Brasil cadastradas. Destas, 75 foram selecionadas e dentre esse grupo, saíram três finalistas em cada categoria, sendo elas: Agências de Viagens, Associados, Meios de Hospedagem, Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores.
O júri especializado foi formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como ONU Meio Ambiente, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), EcoBrasil e Ministério do Turismo. Diversas ações desenvolvidas no Hotel Sesc Porto Cercado garantiram a vitória ao Sesc Pantanal.
O Hotel oferece quatro espaços de educação ambiental, sendo o Centro de Interpretação Ambiental, o Borboletário, Coleção de Insetos e o Formigueiro. Os espaços são destinados à hóspedes e visitantes e tem como objetivo oferecer experiências e sensações transformadoras a partir do contato com informações, curiosidades, imagens e sons que expressem a beleza extraordinária do pantanal e sua importância para o mundo. É um circuito que visa comunicar, informar e sensibilizar as pessoas no que se refere à proteção da biodiversidade do pantanal.
Além de receber hóspedes, recebem também instituições de ensino da rede pública e privada de vários municípios de Mato Grosso e de outros estados do país.
Sustentabilidade
O Hotel Sesc Porto Cercado implementa diversas ações que promovem a conservação do meio ambiente, entre elas, o tratamento de 100% dos resíduos produzidos na unidade. Os resíduos que são passíveis de reciclagem, são doados a uma cooperativa de mulheres catadoras do município de Poconé, bem como todo nosso resíduo orgânico, que passa por um processo de compostagem e vira adubo para a horta orgânica que vai para uma associação em Cuiabá.
O júri do prêmio Braztoa também levou em conta a forma sustentável do consumo de energia elétrica empregada no Hotel. Na unidade, parte da energia consumida provém de uma usina fotovoltaica, que conta com 1.240 placas. Juntas tem capacidade instalada de 300 kW/h e produção mensal de 49.500 kW/h, o que equivale ao consumo de 309 famílias de até quatro pessoas no decorrer de um mês. O projeto inovador no pantanal é exemplo de turismo sustentável, já que cerca de 60% de toda energia consumida no Hotel advém de energia limpa.
Hotel Sesc Porto Cercado
O Hotel Sesc Porto Cercado compõe o polo socioambiental Sesc Pantanal, com a atuação nas áreas de conservação da biodiversidade, educação ambiental, ação social e turismo sustentável. Concebido com criteriosos cuidados ambientais está apto a operar nos períodos de seca e cheia, estando integrado a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal, a maior do país com 108 mil hectares.
Fonte: Folhamax