Senador lembra R$ 18 mi ignorados pelo ICMbio e dispara que deslizamentos na MT-251 poderiam ser evitados

Fonte:

O senador Wellington Fagundes (PL) fez com coro com o governador Mauro Mendes (UB) ao criticar a postura do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não aprova obras de melhoria na MT-251, estrada que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães (65 km da capital). De acordo com Fagundes, os deslizamentos que ocorreram no Portão do Inferno e obrigou a interdição da via poderiam ter sido evitados, caso a entidade aprovasse a emenda parlamentar de R$ 18 milhões para a realização de melhorias que incluem a ampliação da rodovia.

“A interdição da estrada de Chapada dos Guimarães virou um problema que só cresce, prejudicando toda a população da cidade e da região. E isso poderia ter sido evitado”, lamentou o senador em suas redes sociais.

Wellington continuou sua defesa pelas obras e destacou que o valor foi “empenhado pelo Governo Federal”, está disponível, porém, ainda “guardado na conta” pois é necessário que a instituição reconheça sua validade.

“Sensibilidade é crucial para resolver essa questão”, provocou o senador.

MEDIDAS EMERGENCIAIS 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística emitiu nova portaria neste domingo (24) restringindo os veículos que podem circular pelo trecho do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães.A principal alteração é a proibição da circulação de ônibus que realizam o Transporte Intermunicipal de passarem pelo trecho. A única exceção são as linhas que fazem o transporte diretamente entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, das empresas CMT e Marianny Transportes.

A portaria mantém a liberação de vans de até 16 passageiros sentados, mais o motorista, no entanto esses veículos não podem transitar com carretas acopladas. Tanto os ônibus, quanto as vans, só podem passar pelo local respeitando a capacidade máxima de passageiros sentados, não sendo permitida lotação acima disso.

A Agência Estadual de Regulação (Ager-MT) está comunicando todas as empresas do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal (STCRIPT) sobre as restrições. (HNT)