O senador de Mato Grosso Wellington Fagundes (PL) fez um pedido à comunidade internacional, por atenção emergencial para o Brasil, já que o país se tornou o epicentro da pandemia. Wellington publicou, neste domingo (21), uma moção de apelo, na qual diz que o país tem um ritmo de imunização insuficiente para conter a doença, e precisa de vacinas.
“Até o momento, menos de 5% dos 210 milhões de brasileiros foram vacinados. Dependemos de vacinas e insumos farmacêuticos ativos (IFA) importados, que chegam em ritmo lento, se comparado ao desafio posto pela segunda e devastadora onda da pandemia no Brasil”, escreveu o senador.
Wellington alerta que os dados confirmados pela Organização Mundial de Saúde mostram que o Brasil superou nesta semana a alarmante média móvel de 72 mil novos casos e mais de 2 mil óbitos por dia.
“Nesta crise sanitária sem precedentes que atinge o mundo, barreiras fronteiriças não nos podem proteger da propagação do vírus e do surgimento de possíveis variantes. A única defesa é a cooperação internacional, com a vacinação urgente de nossa população… Em todos os momentos dramáticos da história do mundo o Brasil deu sua contribuição. Agora, precisamos contar com a comunidade internacional, em especial dos países produtores de vacinas, bem como dos detentores de estoques estratégicos da mesma”, argumentou o senador.
Fonte: Repórter MT