As regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país terão uma semana de frio e chuva. Veja, nesta reportagem, a previsão do tempo para essas e outras partes do Brasil:
Sudeste
- Segunda-feira (18):
A segunda deverá continuar fria e chuvosa no leste do estado de São Paulo – inclusive na capital e no litoral –, no estado do Rio e na Zona da Mata e sul de Minas, segundo o Climatempo. Há potencial para alagamentos, queda de barreiras, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra.
A previsão também é de chuva a qualquer hora desta segunda (18), mas intercalando aberturas de sol, em todo o interior de São Paulo, no centro-sul e oeste de Minas Gerais e na metade sul do Espírito Santo, inclusive nas capitais Belo Horizonte (veja vídeo abaixo) e Vitória.
No norte do Espírito Santo e nas regiões mineiras de Montes Claros e Januária, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. O tempo fica firme apenas no extremo norte mineiro.
- Terça-feira (19):
Na terça (19), a tendência continua de céu muito encoberto por causa da infiltração marítima. Com o avanço da frente fria, deve haver muita chuva no centro-sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, no litoral paulista e no estado do Rio de Janeiro. A previsão é de volumes elevados de chuva inclusive para Belo Horizonte, Grande Rio, Vitória e para a região do Vale do Rio Doce.
O tempo também vai ficar bastante instável, com chuva em vários momentos, no interior de São Paulo, no norte capixaba e no centro-oeste mineiro. Em todo o norte de Minas Gerais, volta a chover de forma isolada à tarde, com risco de alguns temporais.
- Quarta-feira (20):
Na quarta (20), a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica na altura da costa do Espírito Santo irá reforçar as áreas de instabilidade na Região Sudeste. Com isso, a previsão é de temporais generalizados especialmente no estado capixaba e em grande parte de Minas Gerais. O tempo chuvoso também persiste no estado do Rio de Janeiro e no leste paulista, inclusive nas capitais. No interior de São Paulo, a tendência volta a ser de sol e pouca chuva.
- Quinta-feira (21):
Só na quinta (21) é que as instabilidades mais pesadas começam a se dissipar no Sudeste. Mesmo assim, ainda há previsão de chuva fraca a moderada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria das áreas mineiras.
- Sexta-feira (22):
Na sexta (22), o sol volta a predominar em praticamente toda a região, e as pancadas de chuva serão muito isoladas, apenas no período da tarde.
Centro-Oeste
- Segunda-feira (18):
Também segundo o Climatempo, a previsão para esta semana em parte do Centro-Oeste é de temporais nesta segunda-feira (18).
A situação é de alerta para temporais generalizados em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A chuva acontece a qualquer momento do dia e deve vir acompanhada de raios e fortes rajadas de vento.
Em Mato Grosso do Sul, a chuva deve diminuir – com exceção do leste do estado, que ainda fica sujeito a fortes pancadas de chuva. No oeste e no sul, o sol volta a aparecer entre nuvens e já não chove. Apesar do céu encoberto, a chuva será fraca na capital, Campo Grande, e em outras partes do estrado.
- Terça-feira (19):
Ainda chove forte no norte e leste de Mato Grosso, em Goiás, Distrito Federal e no leste de Mato Grosso do Sul. Na região de Cuiabá e no Pantanal mato-grossense, o sol volta a aparecer e as pancadas serão isoladas, e apenas à tarde. Em Campo Grande, o dia começa com chuviscos, mas aos poucos o sol aparece e predomina.
- Quarta-feira (20):
O sol volta a predominar em todo o estado de Mato Grosso do Sul e na região de Cuiabá. Em Brasília, ainda pode haver chuva a qualquer momento, mas intercalada por vários períodos de mormaço. Em grande parte das outras áreas da região, chove de forma isolada e rápida a partir da tarde.
- Quinta-feira (21):
Na quinta (21), a tendência é de que volte a chover forte em várias áreas. O Climatempo não divulgou previsão para a sexta-feira no Centro-Oeste.
Norte
- Segunda-feira (18):
Previsão é de um dia com céu bastante encoberto e temporais generalizados no Amazonas, em Rondônia e no centro-sul do Pará e de Roraima. Segundo o Climatempo, sensação será de tempo muito abafado nessas localidades.
Chove de forma isolada à tarde nas demais áreas da região, inclusiva nas capitais Rio Branco, Boa Vista, Macapá e Belém. O potencial para temporais é muito alto em todo o Tocantins.
- Terça-feira (19):
A chuva forte se espalha e os volumes serão expressivos no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e no centro-oeste e sul paraense. Nas demais áreas, ainda chove de forma isolada à tarde, com risco de temporais.
De forma geral, esta será uma semana marcada por tempo instável e bastante chuva no Norte.
Nordeste
Há alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial por baixa umidade, até o fim da tarde desta segunda-feira (18), para as seguintes partes da região:
- Bahia: centro-norte, extremo oeste, Vale do São Francisco e centro-sul
- Ceará: sul, sertões, Jaguaribe, centro-sul e noroeste
- Paraíba: sertão
- Pernambuco: São Francisco e sertão
- Piauí: sudeste, sudoeste e centro-norte
- Rio Grande do Norte: oeste
Há alerta do Inmet de perigo potencial por chuvas intensas, até o meio-dia de terça-feira (19), para as seguintes regiões do Paraná: norte pioneiro, centro-ocidental, noroeste, norte central, sudoeste, oeste, centro-oriental e centro-sul.
Fonte: G1