Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e da Polícia Militar flagraram, nesta quinta-feira (14), intensa derrubada de vegetação e queimadas ilegais em Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Inhandu e na zona de amortecimento do Parque Estadual do Cristalino, em Novo Mundo (a 785 km de Cuiabá). As ações também revelaram ampla degradação ambiental, com registros fotográficos feitos no local.
O flagrante ocorreu durante uma operação de fiscalização ambiental no Assentamento Araúna, deflagrada após denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça de Guarantã do Norte. As informações apontavam que o desmatamento e as queimadas vinham ocorrendo desde o dia anterior à ação.
Durante a abordagem, um homem foi identificado como responsável pelos crimes e detido pela Polícia Militar. Em seu celular, os agentes encontraram provas que reforçam sua participação.
Ele foi encaminhado à Delegacia de Guarantã do Norte e responderá por destruição de floresta de preservação permanente, provocação de incêndio em mata ou floresta, poluição com risco à saúde humana, morte de animais ou destruição significativa da flora, além de uso de identidade falsa.
As multas e demais punições estão sendo calculadas pela Sema-MT.
Como denunciar crimes ambientais – Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone (65) 3613-7398 ou WhatsApp (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE, ou diretamente nas regionais da secretaria. Também é possível acionar a Polícia Militar pelo número 190. (HNT)