Sem vacinação, população se revolta em polo da UFMT e gera confusão

Fonte:

Uma confusão foi registrada no polo de vacinação contra a Covid-19 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, entre a manhã e a tarde desta sexta (14). Várias pessoas agendadas para esta sexta (14) para receber a 2ª dose da Coronavac e da Astrazeneca saíram do campus sem ser imunizadas. Até a Polícia Militar foi chamada para conter os ânimos no local. Ao final, a vacinação foi suspensa e reagendada para manhã de sábado (15).

Em vídeo, funcionária do polo de vacinação informa que ao menos 1,8 mil pessoas estavam agendadas para serem imunizadas. Contudo, apenas 700 doses da vacina foram disponibilizadas. Isso leva a crer que o imunizante está em falta. Prefeitura, por outro lado, negou a informação e afirmou que o problema foi devido ao agendamento. (Veja nota abaixo).

Professora de 28 anos, que não será identificada, relatou ao RD News que a fila ia do Restaurante Universitário (RU) da instituição até a 1ª guarita, na Avenida Fernando Corrêa. Ela, que chegou no local às 10h, saiu depois das 12h sem que sua mãe idosa fosse vacinada.

“Ela estava agendada para tomar a CoronaVac na quarta (12) no Sesi Papa. Mas redirecionaram ela para UFMT. Então a 2ª dose já estava com dois dias de atraso. Chegou lá e a confusão começou a partir da fila, não tinha sinalização indicando para onde ir e estava demorando muito, alguns fazendo sinal de que não tinha mais doses”, explicou.

Pessoas que estavam dentro dos carros, já que vacinação funciona no modelo drive thru, resolveram descer para tirar satisfações com os profissionais da saúde. Então, os ânimos se exaltaram e foram registradas brigas com os atendentes e também da população entre si.

“Foi totalmente despreparo. Não tinha uma pessoa da organização para dar suporte, provavelmente com medo do linchamento. Eu fiquei muito indignada, minha mãe estava muito nervosa. Tinha idosos no sol e isso me chocou muito. Eu e mais dois rapazes saímos de carro em carro avisando que não tinha mais vacina e um deles precisou reorganizar o trânsito”, disse.

Outro lado

Por meio de nota, a prefeitura se manifestou e afirmou que reagendamento foi necessário após auditoria interna detectar que mais de 2,5 mil pessoas de outras cidades conseguiram tomar a 2ª dose da Coronavac em Cuiabá devido a uma falha no sistema.

“A SMS pontua ainda que um grande quantitativo de pessoas têm procurado as unidades para vacinação sem o devido reagendamento, o que eu acarreta em filas e congestionamentos”, diz trecho.

Ainda, que os servidores foram agredidos e que, por isso, a vacinação foi suspensa e reagendada para manhã de sábado (15).

Veja o vídeo:

 

 

.

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

Fonte: RD News