Em alto astral após a vitória de 2 a 0 sobre o Palmeiras em pleno Allianz Parque, o Cuiabá está pronto para seu próximo desafio no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo técnico Jorginho treinou no CT do Ceará, onde o treinador definiu o time titular que enfrenta o Fortaleza, nesta segunda-feira, às 20h30 (de MT), na Arena Castelão, pela 18ª rodada da Série A 2021. A equipe cuiabana sonha com uma vitória para saltar para a parte de cima da tabela.
O time não tem desfalques. Jorginho conta com o retorno do lateral-direito João Lucas, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras e deve reassumir a titularidade no lugar de Lucas Ramon.
Caso opte por manter a base do time da vitória sobre o Palmeiras, apenas com a entrada de João Lucas, Jorginho deve escalar o Cuiabá com: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Pepê, Rafael Gava, Clayson e Cabrera; Jenison.
A equipe do Dourado trabalhou neste neste sábado pela manhã e seguiu rumo ao Ceará no período da tarde. O time fez seu último treinamento antes de enfrentar o Fortaleza na manhã do domingo, no CT do Ceará. Na 14ª posição do Brasileirão, o Cuiabá tem 20 pontos, dois a mais que o América (18), primeiro time da zona de rebaixamento.
Freguesia
Entre os 20 adversários do Brasileirão, aquele que o Cuiabá mais conhece é o Fortaleza. No entanto, o retrospecto não é favorável ao time mato-grossense, e envolve freguesia e tabu. As equipes duelam na próxima segunda-feira, na Arena Castelão, pela 18ª rodada.
Cuiabá e Fortaleza se enfrentaram em 12 oportunidades, sempre pela Série C do Campeonato Brasileiro, entre 2012 e 2017. O time cearense venceu seis vezes, além de outros cinco empates e apenas uma vitória do Dourado. O primeiro encontro entre as equipes aconteceu em agosto de 2012, no empate em 0 a 0 disputado no estádio Dutrinha, em Cuiabá. Depois disso, foram 19 gols marcados pelo Fortaleza e nove pelo time mato-grossense, e o maior placar foi 3 a 0 para os cearenses, repetido duas vezes.
A única vitória do Cuiabá sobre o Leão foi em 2016, por 2 a 0, na Arena Pantanal. Além do retrospecto ruim, o Auriverde tenta quebrar o tabu de nunca ter vencido o Fortaleza na Arena Castelão. O melhor resultado conquistado na casa adversária foi um empate em 1 a 1, no último encontro entre equipes, em 2017.
Apesar da vantagem histórica do rival, o Cuiabá pode contar com um trunfo na busca pela vitória. A equipe tem bom desempenho fora de casa, com apenas uma derrota, dois triunfos e outros cinco empates. O aproveitamento do Dourado longe de seus domínios é superior ao dos jogos em casa – 45,8% contra 33,3%.
Palpites
Apresentadores e comentaristas que participam do Palpite ge fizeram suas apostas para a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e nenhum deles acredita no Dourado. Dos dez jogos, apenas Fortaleza x Cuiabá teve votação unanime na vitória do time mandante. Confira:
Confira como está a parte de baixo da tabela do Brasileirão 2021