Um homem, ainda não identificado, foi agredido e arrastado violentamente para fora de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por um segurança, em Tangará da Serra (239km da capital). O secretário de Saúde do município confirmou que o agressor foi afastado da atividade no local.
Nas imagens que se espalham nas redes sociais, é possível ver o homem ferido e sem forças para reagir, mantendo-se no local onde o segurança o deixou. Os populares passam pelo jovem caído e não oferecem ajuda. De acordo com as informações, o guarda recorreu à violência por suspeitar que rapaz estivesse sob efeito de álcool.
Testemunhas ainda contaram que ele chegou a ser agredido dentro da unidade e que o agressor pisou em sua cabeça. Depois que foi colocado para fora, ele ficou na área por alguns minutos até receber auxílio.
Através de uma declaração oficial, o secretário de saúde de Tangará da Serra, Wellington Bezerra, afirma que a administração municipal não concorda com esse tipo de comportamento realizado pelo guarda. “Nosso direcionamento é para que as abordagens sejam realizadas da forma mais eficiente possível, atendendo ao nosso cidadão, independentemente da situação em que esteja.”
De acordo com o secretário, a empresa foi notificada para substituição imediata por determinação do prefeito e foi reintegrada à comunidade, que está adotando as medidas necessárias. (Fonte: Gazeta Digital)
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tangará da Serra vem a público manifestar seu repúdio em relação ao incidente ocorrido ontem na UPA, envolvendo um vigilante de uma empresa terceirizada e um cidadão.
A Secretaria de Saúde não compactua com esse tipo de atitude e preza por um atendimento humanizado e de qualidade a todos os cidadãos, independentemente de sua condição.
A abordagem do vigilante não foi correta e não condiz com os princípios da Secretaria de Saúde.
Imediatamente após tomar conhecimento do fato, a Secretaria de Saúde comunicou à empresa terceirizada a necessidade de retirar o funcionário do ambiente público, o que foi prontamente atendido.
Por ordem do prefeito, a empresa terceirizada foi notificada para substituir o vigilante de forma imediata.
A Secretaria de Saúde informa que qualquer ato dessa natureza será tratado com rigor e que a Prefeitura tomará as medidas cabíveis para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos e reafirma seu compromisso com a qualidade do atendimento e com a humanização das relações com os usuários do SUS.
A Secretaria de Saúde está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.