Uma idosa de 81 anos, identificada como Judite Rodrigues, morreu em decorrência da covid-19, no último domingo (5). A mulher vivia no Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, quando foi internada no Hospital Municipal São Benedito por conta da doença.
Judite deu entrada no hospital no dia 27. Entretanto, não resistiu e faleceu. Ela era diagnosticada com Alzheimer e foi acolhida pela instituição em 2014.
No dia 31 de agosto, um idoso abrigado pela instituição faleceu também de covid-19. Ao menos 39 idosos e 6 funcionários testaram positivo para a doença. Até então, 84 pessoas moravam no abrigo, ou seja, 46% dos abrigados foram contaminados.
Conforme o diretor da unidade, José Duarte, é difícil precisar em qual situação a infecção ocorreu, visto que os idosos costumam sair por diversos motivos.
“Não dá pra saber, porque um idoso sai para ir ao banco, sai para ir ao médico, ou até fazer outras atividades, como um passeio. Eles saem com o motorista, que fazem rodízio de um dia sim e um dia não”, disse ao Gazeta Digital.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, o primeiro caso detectado foi de um idoso que estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tratando de outros problemas de saúde, mas, ao apresentar sintomas gripais, acabou se confirmando também a covid-19.
Fonte: Gazeta Digital