Diante do aumento de assassinatos em Cáceres, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Alexandre Bustamante, reconhece que a região passa por uma ‘onda de violência’. No entanto, ele garante que o estado investe nesse e em outros municípios que registram o aumento na criminalidade.
“Os policiais estão trabalhando insistentemente e estamos com investimento em câmeras de segurança que vamos colocar nas cidades que, em tese, estão com aumento nos casos de homicídio”, declarou em entrevista à imprensa esta semana.
Para o secretário, a instalação das câmeras poderá controlar a criminalidade.
Ao ser questionado sobre o planejamento estratégico na região, que faz fronteira com a Bolívia, Bustamante afirma que o estado é um dos que mais apreende droga e recupera veículos.
“É uma onda que está acontecendo e vamos tentar debelar”, garantiu.
A licitação citada pelo secretário prevê a compra de 15 mil câmeras de monitoramento que serão instaladas em cidades com alto índice de violência.
Aumento de 340%
Dados da própria Sesp apontam que Cáceres contabiliza, até o mês de maio, 22 assassinatos. No mesmo período do ano passado, de janeiro a maio, apenas dois assassinatos foram registrados.
O aumento chega a 340% e pode ser ainda maior com os números do mês de junho, que ainda não foram divulgados.
A Polícia Civil identificou uma semelhança nos crimes. Em geral são cometidos por duplas em motocicletas que atiram nos alvos e fogem rapidamente.
A suspeita é que possivelmente foram organizados por uma facção criminosa atuante em Cáceres.
Fonte: Leia Agora