Secretário é exonerado após denúncias de assédio sexual contra servidoras da Câmara de Cuiabá

Fonte:

O secretário de Gestão Administrativa da Câmara Municipal de Cuiabá, Bolanger José de Almeida, de 71 anos, foi exonerado na última sexta-feira (30), suspeito de assediar sexualmente duas servidoras concursadas. A saída do cargo foi confirmada nesta segunda-feira (2), pela Secretaria de Comunicação da Casa de Leis.

Em janeiro deste ano, Bolanger foi nomeado pelo presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), para ser um dos nove secretários da Casa. Contudo, acabou permanecendo por apenas seis meses.

Em boletim de ocorrência registrado no dia 26 de julho, as vítimas relatam detalhes de como Bolanger agia. Servidora concursada desde 2015, uma delas informou que o então secretário apresentava comportamentos inadequados com algumas servidoras do setor.

Na denúncia, ela revelou que Bolanger fazia comentários que a desagradava. Como, por exemplo, “você está ficando mais corpuda e está ficando mais bonita”. Ainda segundo a vítima, ele insistia em tocá-la todas as vezes que iniciava uma conversa e, inclusive, a chamava de ‘meu amor’. A servidora disse que as ‘insinuações’ do suspeito a incomoda bastante.

Já a outra vítima, também servidora concursada há seis anos na Câmara, relatou que Bolanger sempre aparecia na mesa dela, dizendo que no final de semana estava em “locais finos”, com várias mulheres bonitas e que teria conseguido gozar duas vezes, mesmo com “aquela idade”.

Contou ainda que o então secretário teria entrado no banheiro feminino da Casa de Leis para tratar de assuntos de trabalho. Na ocasião, ela o advertiu e pediu para que ele saísse imediatamente do ambiente e aguardasse na sala. Entretanto, Bolanger usou a desculpa de que não percebeu que estava no banheiro feminino.

No outro dia, o assediador chamou a vítima para ir até a sala dele para que ela o ajudasse a enviar um documento. A servidora pediu para que ele deixá-la sentar na frente do computador para orientá-lo, uma vez que já sabia que a intenção de Bolanger era ficar encostado nela.

Ele teria obedecido a ordem, no entanto, passou por trás da vítima, alisando suas costas. Ele também teria pego em seu cabelo e dito: “Cabelo comprido é bom para isso”.

Indignada, a vítima respondeu de forma enérgica: “não toque nos meus cabelos e nem em mim. Não fale comigo de forma não verbal”.

Outro lado

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Cuiabá confirmou a saída de Bolanger, do cargo de secretário de Gestão Administrativa e informou que a Mesa Diretora não se furtará em tomar medidas cabíveis.

Veja a nota na íntegra:

Nota à Imprensa

Comunicamos que o servidor Bolanger José de Almeida, entregou na última semana o pedido de exoneração do cargo de Secretário de Gestão Administrativa

Quanto a qualquer denúncia apresentada à Câmara Municipal de Cuiabá, a Mesa Diretora não se furtará em tomar as medidas cabíveis.

Estamos nestes 8 meses de gestão primando pela transparência, para atender os anseios da população cuiabana.

Secretaria de Comunicação
Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: O Bom da Notícia