Secretário diz que mais de 300 mil foram infectados e que pico da pandemia está longe

Fonte:

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou nesta quarta-feira (15.07) que não há previsão sobre quando Mato Grosso vai atingir o pico da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, todos que se ‘atreveram’ a estipular uma data, erraram. Contudo, deixou claro que, para ele, o ritmo da infecção pela covid-19 deve aumentar nos próximos meses, principalmente por conta da falta de isolamento social adequado.

“O número de pessoas infectadas em Mato Grosso é, pelo menos, 10 vezes maior do que aquilo que é registrado. Os assintomáticos sequer souberam que pegaram covid. Podemos assegurar que pelo menos 300 mil pessoas já foram infectadas e que temos 16% da população infectada. Isso é pouco para chegar no pico”.

Gilberto fez as declarações durante coletiva de imprensa online e chamou a atenção para a falta de comprometimento da população em praticar o isolamento social, mesmo com decretos de toque de recolher e diversas medidas de restrição no comércio em vigência.

“Estamos vulneráveis e cada pessoa que descumpre os protocolos respiratórios, essas medidas de isolamento, acaba contribuindo para isso. A coisa está bombando na periferia. É festa, reunião para todo lado. Não tem como segurar, ou seja, vai piorar a situação. Não estou otimista”, completou ele.

Segundo o secretário, o Governo do Estado tem enfrentado pressões do setor empresarial pela reabertura dos comércios e até mesmo das escolas. “A classe econômica acha que a gente tem que abrir tudo. Tem gente fazendo pressão para voltar as aulas presencialmente. Façam isso e verão o que vai acontecer. Teremos que chorar pelo falecimento de crianças, que estão protegidas, mas volta as aulas normais para ver o que vai acontecer”, disse ele.

Fonte: PNB Online