Secretário de Saúde de Várzea Grande (MT) pede demissão do cargo

Fonte:

O secretário de Saúde de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Gonçalo Barros, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (10), após divergência de ideias com o prefeito Kalil Baracat (MDB) sobre as ações de combate à Covid-19.

A prefeitura informou que o pedido ainda não foi protocolado.

Ao G1, Gonçalo disse que encaminhou um e-mail para a prefeitura informando sobre o pedido e que agora aguarda o procedimento de exoneração.

“Momento difícil imposto pela pandemia. Não há espaço para divergências internas na gestão, com isso, entendi que me afastando nesse momento poderia as ações transcorrem com maior celeridade que a situação atual requer”, disse.

Até a tarde desta quarta-feira, Várzea Grande registrava 16.728 casos confirmados da Covid-19 e 697 óbitos em decorrência da Covid-19.

Colapso na saúde

Nesta semana, a saúde pública de Mato Grosso entrou em colapso com a lotação máxima dos leitos de UTI.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) chegou a pedir a outros estados auxílio para a transferência de pacientes com Covid-19, mas não conseguiu.

Mato Grosso tem 267.051 casos confirmados da Covid-19 e 6.173 mortes em decorrência da doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 461 internações em UTIs públicas e 469 em enfermarias públicas. Até o fim da tarde desta quarta-feira, a taxa de ocupação era de 94,1% para UTIs adulto e em 60% para enfermarias adulto.

Novos leitos

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), a abertura de 500 leitos clínicos com ventilação mecânica e 160 de UTI para atender pacientes com Covid-19. Ele afirmou ainda que haverá a liberação de R$ 69,8 milhões aos municípios, em até cinco dias, para a contratação de profissionais de saúde, medicamentos e outras despesas necessárias para colocar os leitos em funcionamento.

Os leitos clínicos serão instalados em parceria com os municípios, entre eles Cuiabá, Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Várzea Grande, com recursos estaduais e federais.

Fonte: G1 MT