Secretário confirma show de Gusttavo Lima na Arena e dialoga com o Cuiabá

Fonte:

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, afirmou que há totais condições para que o show do de Gusttavo Lima, chamado Buteco Cuiabá 2, seja realizado na Arena Pantanal. O evento sertanejo está programado para ocorrer no dia 19 de março. Por outro lado, o Cuiabá Esporte Clube demonstra preocupação com as condições que o estádio poderá ficar depois do espetáculo.

Em entrevista ao RD News, o gestor da Secel-MT reconheceu que o objetivo principal da Arena Pantanal é justamente para a prática do futebol, mas lembrou também que é preciso buscar alternativas para que o estádio construído para a Copa do Mundo de 2014 seja utilizado da melhor maneira possível.

A diretoria do Cuiabá acredita que o gramado será destruído e não terá tempo hábil para fazer manutenção ou até mesmo a troca prevista da grama, levando em conta que o time poderá estrear na Sul-Americana nesse período. Por sua vez, Beto garantiu que a empresa organizadora do show terá um tempo apto para realizar qualquer tipo de ajustes, sem prejudicar o clube na temporada.

“Temos que ser muito claro que o foco principal da Arena é para o futebol, mas precisamos buscar soluções para que ela seja cada vez mais utilizada da melhor forma possível. Teremos uma distância de mais de 10 dias entre o show e o primeiro jogo do Cuiabá na Sul-America, os quais nós colocamos entre as obrigações para o contratante do show uma proteção especializada para o gramado, que também foi indicado pelo Cuiabá”, disse o secretário.

O vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, afirmou na semana passada que a Conmebol faria uma recomendação para que o evento não fosse realizado na Arena. Por sua vez, Alberto Machado disse que há totais condições de abrigar o show sertanejo no estádio sem prejudicar a equipe nas competições.

“Se for algum motivo técnico que isso possa prejudicar, as questões serão repensadas, mas nesse momento acreditamos que há condições de realizar o evento. Falei com o Cristiano ontem e provavelmente vou falar hoje de novo. Entendo claramente a legitimidade da defesa dele, a qual vejo muita clareza na importância desse gramado para o Cuiabá. Vamos estar atentos juntamente com o time da Secel para que tudo saia da melhor forma possível”, afirmou o secretário.

A Copa Sul-Americana tem início previsto para o dia 6 de abril e caso o gramado da Arena esteja fora dos padrões estabelecidos para a competição, a Conmebol deverá vetar o estádio mato-grossense, obrigando o Cuiabá a procurar outra praça para mandar o seu jogo pelo torneio continental.

“A empresa que está realizando soltou uma nota falando da preocupação quanto a isso, e tem uma multa a qual ela precisa cumprir imediatamente caso seja constatado qualquer tipo de dano causado no estádio. Vamos tentar conviver da melhor forma possível entre o futebol e as outras ações”, concluiu Beto.

Cuidados com o gramado

Com o término dos jogos da temporada 2021, o Cuiabá realizou uma revitalização completa no gramado da Arena Pantanal. Foi realizado um corte vertical profundo e uma cobertura de areia com aplicação pesada de adubos. O clube chegou a divulgar uma nota oficial pedindo a colaboração  dos organizadores do evento e destacou os cuidados que o clube já tomou para deixar o estádio em perfeitas condições.

AssCom Dourado

Arena Pantanal - Gramado

“O clube espera que no show programado para o dia 19 de março, na Arena Pantanal, os organizadores do evento tomem os devidos cuidados para a preservação do gramado. Com expectativa de grande público, a utilização de um piso translúcido, para que a grama receba sol, e perfurado, para que ela possa respirar, podem amenizar eventuais estragos”.

“A temporada de 2022 será uma das mais marcantes do Cuiabá, com jogos pela Copa Sul-Americana, Série A do Brasileirão, entre outros, que irão brindar o torcedor do Dourado e mato-grossense com grandes jogos. Ter um gramado à altura é ponto de partida para o sucesso de todos”, destacou o comunicado.

Veja trecho do regulamento da Conmebol

Em 2022, clubes que disputam partidas em estádios que não atendem aos padrões iluminação mínima (iluminação vertical mínima de 1.200 lux em 2022) e qualidade do campo de jogo de acordo com os relatórios gerados pela empresa especializada contratada pela Conmebol para inspecioná-los, terão retenção conforme tabela que seguir e que serão devolvidos assim que os problemas forem resolvidos e certificados novamente por empresa especializada contratada pela Conmebol.

Fonte: RD News