Secretário analisa volta às aulas como ‘sucesso’ apesar de casos de Covid

Fonte:

“Nós retornamos nossas atividades na semana passada, uma semana da acolhida em 728 escolas nos 141 municípios de Mato Grosso. Nossa equipe recebeu na segunda-feira as informações da Escola Estadual Souza Bandeira aqui em Cuiabá, e da Escola em Várzea Grande, Jaiminho, que nós tivemos professores que apresentaram testes de Covid-19 positivo. Rapidamente nossa equipe de saúde, segurança da gestão de pessoas, foi acionada e já estão tomando todas as providências para cumprimento de todos os protocolos de contingência”, afirmou Alan.

O secretário explicou que o plano de contingência determina que, caso um aluno ou professor seja infectado, a sala de aula e os outros professores são monitorados por 14 dias, e se não apresentarem sintomas, as atividades voltam ao normal. Somente no caso de mais de um professor e/ou aluno ser infectado que as atividades de toda a escola são suspensas.

“A gente trabalha com as bolhas de relacionamento, ou seja, dentro da sala de aula, quando é identificado um professor ou aluno que testou Covid-19 positivo, você tem que isolar aquela sala de aula, tanto os alunos quanto os professores, e observar no período de 14 dias. Observando no período de 14 dias se outros professores ou outros alunos não apresentaram sintomas, as atividades acontecem normalmente. Cumprindo todos os critérios definidos na portaria”, garantiu o secretário.

Como na escola Souza Bandeira somente um professor foi infectado, as atividades continuam. Já na Jaiminho, onde foram três, todas as atividades foram suspensas. “O plano de biossegurança, de contingência, é para ser cumprido. As escolas receberam todas as orientações, lembrando que esses casos aconteceram antes do retorno às atividades, que retornaram efetivamente na segunda-feira com aulas. Está dentro do esperado, porque [o vírus] está circulando, o que a gente repete aqui é que cumpram os protocolos de segurança, de distanciamento, uso de máscara, de álcool, sanitização dentro dos espaços escolares, e a gente está monitorando, como falei, da saúde e segurança, acompanha os quinze polos do estado de Mato Grosso no cumprimento e orientação de todas as unidades escolares”, finalizou.

Fonte: Olhar Direto