Secretário afirma que mortes registradas estão dentro da média

Fonte:

Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo disse que ainda não teve acesso ao levantamento feito pelo Ministério Público do Estado (MPE) que aponta 266 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre 29 de fevereiro e 27 de abril deste ano.Mas ele ressaltou que não é correto entender que todo caso de SRAG seja Covid-19. Segundo ele, há aproximadamente 30 doenças que também são enquadradas na síndrome, como a pneumonia.

O secretário divulgou que nos primeiros quadrimestres dos últimos nove anos houve uma variação de 173 a 290 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Este ano, no mesmo período, afirma que foram 219 mortes por SRAG, sendo 11 por Covid-19, de acordo com dados do sistema da Ministério da Saúde. Dados do MPE foram levantados junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais.

“Eu não posso dar detalhes sobre uma divulgação que se quer eu tive acesso. Eu já até solicitei oficialmente o Ministério Público. Eu, como secretário de Estado, tenho a obrigação de me aprofundar nesse entendimento para dar satisfação à sociedade, mas garanto que não existe registro de óbito de Covid-19 nessa proporção. De Síndrome Respiratória Aguda Grave, como eu disse, existe mais de 30 possibilidades definidas nos sistemas oficiais de informação”, disse o secretário durante coletiva virtual desta quarta-feira (29).

Ele disse que estudos sobre o novo coronavírus têm que ser feitos com prudência para evitar pânico na população. Na coletiva, ele preferiu não comentar sobre os dados que, segundo ele, ainda não teve acesso.

“Estudos que não ajudam para combater podem aumentar o pânico na população, por isso, têm que ser feitos com bastante prudência e com bastante foco, com dados científicos para analisar, como eu não conheço, não posso fazer as críticas sobre dados que não conheço”, comentou.

Ele explica que todos os pacientes notificados com a Síndrome Respiratória Aguda Grave passam pelos testes de coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso tem 263 casos confirmados de Covid-19.

Levantamento do MPE

Um levantamento realizado pelo Ministério Público junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais aponta a ocorrência de 266 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Estado, entre 28 de fevereiro e 27 de abril deste ano.

Além do número de óbitos por SRAG obtido junto aos cartórios, o órgão compilou dados sobre a evolução dos casos e óbitos pela referida síndrome e por Covid-19 junto à Central de Informações do Registro Civil – CRC Nacional, Fiocruz e o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde.

Conforme o relatório, as fontes apresentam números de infectados e de óbitos divergentes. A causa mais provável seria o atraso nos resultados dos exames ou mesmo a falta de testes, o que prejudica o diagnóstico das mortes por Covid-19 nas certidões de óbito.

Fonte: Repórter MT