A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) participa, entre os dias 25 e 27 de novembro, do mutirão CAR Digital 2.0 em Campo, realizado no município de Diamantino, levando orientação técnica e informações detalhadas sobre o programa de incentivo Floresta + Amazônia, voltado especialmente para agricultores familiares. O Floresta + Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoios do Fundo verde para o Clima (GCF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A abertura do evento ocorre na terça-feira (25), das 8h às 11h30, no auditório da Câmara Municipal, com uma série de apresentações sobre regularização ambiental e programas de apoio ao setor produtivo. Durante o mutirão, os atendimentos ao público serão realizados na sede do Sindicato Rural do município.
Como destaque da participação da Seaf, o Floresta + Amazônia será apresentado aos produtores com foco na importância da regularização ambiental para acesso aos incentivos financeiros. O programa beneficia agricultores familiares que possuem imóveis de até quatro módulos fiscais (quatro hectares), oferecendo pagamentos que variam de R$ 1,5 mil a R$ 28 mil, de acordo com o estágio de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade.
Voltado à promoção da conservação ambiental e ao fortalecimento da agricultura familiar, o Floresta + Amazônia incentiva boas práticas, apoio à recuperação de áreas e valorização do produtor comprometido com a sustentabilidade. Durante o mutirão, a equipe da Seaf estará disponível para esclarecer dúvidas, orientar sobre requisitos do programa e auxiliar produtores interessados em aderir ao incentivo.
Em Diamantino, o “CAR Digital 2.0 em Campo” é realizado pela Sema em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura. A iniciativa tem o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, coordenado no estado pela coordenadoria local da Seaf/MT, Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), Escritório Verde (JBS), Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea).







