Sarampo na Bolívia faz Ministério da Saúde vacinar em cidades da fronteira em MT

Fonte:

O Ministério da Saúde realizou neste sábado (26) uma ação de vacinação e vigilância contra o sarampo em cinco municípios de Mato Grosso que fazem fronteira com a Bolívia: Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destaca que o país não tem circulação do vírus, mas outros países da América do Sul já registraram mais de 8 mil casos.

“Por isso, estamos promovendo o dia D de vacinação. É muito importante que todas as pessoas de 1 a 59 anos procurem os postos de saúde para se imunizar”, explicou o diretor.

Em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, oito unidades de saúde funcionaram neste sábado das 8h às 16h: Postão, Santa Izabel, Vila Irene, Vista Alegre, Santos Dumont, Vila Real, Rodeio e Praça Major João Carlos.

A ação ocorreu após a Bolívia declarar Emergência Sanitária Nacional no dia 24 de junho devido ao aumento de casos da doença. Até 25 de junho, 63 casos foram confirmados, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

O primeiro caso boliviano de 2024 foi registrado em abril, em um bebê, e o segundo em uma pessoa que frequentou eventos com mais de 30 mil participantes de diferentes nacionalidades.

De acordo com o secretário de Saúde de Cáceres, Cláudio Donatoni, a ação é uma prevenção necessária diante do cenário no país vizinho.

“Estamos antecipando um possível surto, por conta do nosso país vizinho já ter vários casos confirmados. Em Cáceres não temos nenhum, mas precisamos nos antecipar”, assegura o secretário.

Alerta também em Cuiabá

O aumento de casos no país vizinho acendeu o sinal de alerta em Cuiabá. Em junho, o CIEVs emitiu nota reforçando as medidas preventivas e destacando a importância da vacinação, especialmente para quem circula entre os dois países. Até o momento, não há casos confirmados de sarampo em Cuiabá.

Prevenção e sintomas

A recomendação é que todas as pessoas de 12 meses a 59 anos estejam vacinadas com as doses da Tríplice Viral ou Tetra Viral. Até os 29 anos, são indicadas duas doses. Dos 30 aos 59, uma dose é suficiente para quem não foi vacinado.

Outras medidas preventivas incluem higienização frequente das mãos, ventilação de ambientes e atenção aos sinais da doença. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Tosse seca
  • Irritação nos olhos (conjuntivite)
  • Coriza ou nariz entupido

Pessoas com sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente, informando sobre viagens recentes e evitando contato com outras pessoas. (Página Única)