Os vários decretos municipais e estaduais que orientam a população a não se aglomerar parecem ter efeito justamente contrário em algumas pessoas. A única medida realmente eficaz para evitar a propagação do novo coronavírus tem sido frequentemente ignorada. Uma passada rápida em bares, principalmente em bairros mais afastados de regiões centrais, é suficiente para que diversas aglomerações sejam flagradas.
Talvez muitas pessoas não saibam que a Polícia Militar de Mato Grosso está designada a receber denúncias de aglomerações. Para isso, o denunciante pode relatar a aglomeração tanto pelo 190 quanto pelo 0800-65-3939. Em ambos os casos, a denúncia pode ser feita de forma anônima.
O mesmo ocorreu em Rondonópolis. Em cumprimento a Lei Estadual 11.110, policiais militares identificaram vários estabelecimentos comercial com aglomeração de pessoas nos dias 8 e 9 deste mês. Os proprietários foram notificados e fecharam os estabelecimentos. As pessoas foram orientadas a voltar para casa.
Uso de máscara
Na primeira semana de fiscalização do cumprimento do decreto estadual 465/2020 (lei 11.110) que estabelece multa de R$ 80 ao comerciante, diretor ou responsável pelo estabelecimento onde forem encontradas pessoas sem máscaras faciais, sejam clientes, funcionários ou mesmo proprietários, a PM aplicou 514 notificações.
O balanço é referente ao período do dia 5 a 12 deste mês e contabiliza ações em todos os municípios mato-grossenses. E, de acordo com os dados disponibilizados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe) da Polícia Militar, as 10 cidades com o maior número de notificações são: Várzea Grande (88), Nova Marilândia (56), Rondonópolis (44), Feliz Natal (38) São José do Rio Claro (33), Sorriso (31), Santo Afonso (29), Cuiabá (28), Primavera do Leste (24), Paranatinga (20).
Fonte: Gazeta Digital