Rumo vence última etapa e já pode iniciar obras da ferrovia em MT

Fonte:

A Rumo Logística anunciou na manhã dessa terça-feira (14), que conseguiu a última licença que permite o início das obras de instalação dos trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vuolo, em Mato Grosso. O traçado aprovado tem 743 km de extensão e passa por 16 municípios, com estações de carga que ligam Cuiabá, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.

O investimento previsto pela empresa é de R$ 8 bilhões e a obra ainda prevê a construção de um túnel de 1,8 km, 22 pontes, 21 viadutos e 5 passagens inferiores. A previsão é que os trilhos cheguem a Cuiabá em até 5 anos e em Lucas do Rio Verde nos próximos 8 anos.

De acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Mato Grosso e secretário de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, a licença de instalação é para o primeiro trecho do projeto, de aproximadamente oito quilômetros.

“Agora começa a contagem regressiva para a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à nossa querida Cuiabá. Saiu agora a licença de instalação. A empresa Rumo está autorizada a começar as obras a partir de Rondonópolis rumo à Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Se Deus quiser em breve estaremos escutando o apito do trem na nossa querida Capital”, declarou.

A licença de instalação já era esperada desde o final de março, ocasião em que o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) referendou, por unanimidade, a Licença Prévia (LP) para implantação dos trilhos.

Lançamento dia 27

Em meados de maio, o governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou que estava previsto para o dia 27 de junho um evento de lançamento da obra, que acontecerá na cidade de Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

“Nós já marcamos para o dia 27 de junho, numa segunda-feira, às 10h da manhã. Nós estaremos em Rondonópolis para dar o pontapé inicial das obras para a construção da ferrovia rumo a Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum”, explicou governador.

Fonte: Repórter MT