Rubens de Mendonça crava nome na história de Cuiabá e Mato Grosso

Fonte:

Presente na história de Cuiabá e Mato Grosso, o historiador e jornalista Rubens de Mendonça dá nome a uma das principais avenidas da capital do estado. Ele também é assunto da série especial sobre os 300 anos de Cuiabá, apresentada pelo jornalista Elias Neto.

Rubens foi historiador, escritor, jornalista e cronista que viveu entre 1915 e 1983. Foi casado com Ivone Badre Mendonça, com quem teve uma filha, Adélia Maria Badre Mendonça de Deus. O projeto para dar o nome de Rubens à avenida, foi do vereador Wilson Coutinho, já falecido.

Aprovado pela câmara, vetado pelo então prefeito que defendia outro nome para a avenida. O veto, porém, foi derrubado pelos vereadores. “Papai era uma pessoa extremamente liberal, brincalhona, uma pessoa alto-astral. Lamento que aproveitei muito pouco. Tinha 26 anos de idade quando ele se foi”, contou Adélia.

Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá — Foto: TVCA/Reprodução

Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá — Foto: TVCA/Reprodução

Trinta e seis anos após sua morte os textos dele ainda são atuais. “Rubens sempre foi um homem além do tempo dele. Ele foi múltiplo como sempre costumo dizer”, declarou a comunicadora, Marília Beatriz de Figueiredo.

Ao todo, Rubens de Mendonça publicou quarenta obras. Escreveu sobre a realidade da capital, do estado e do país. Também foi da Academia Mato-grossense de Letras.

Fonte: G1/MT