Dois dias após anunciar a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idade acima de 59 anos, a Prefeitura de Rondonópolis resolveu recuar e suspender a imunização dessa faixa etária. Segundo o Executivo, a decisão deve-se ao número reduzido de doses da vacina neste momento.
A vacinação de grupos abaixo de 60 anos contraria a recomendação do Ministério da Saúde, a qual estabelece que grupos prioritários devem ser imunizados antes da abertura para população em geral. E o município ainda não atingiu a cobertura vacinal de todos os prioritários.
“Como forma de precaução em função da quantidade reduzida de doses da vacina contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, definiu pela suspensão da imunização das pessoas com 59 anos sem comorbidades que iria ser iniciada nesta sexta (14)”, diz a prefeitura.
Conforme o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antonio Norberto Felipe, que falou com o RD News no dia 11 de maio, o adiantamento da vacinação das pessoas que não são consideradas como grupo de risco podem acarretar insegurança no calendário vacinal e possível falta de vacinas para 2ª dose.
“A partir do momento que você não consegue seguir o plano, existe o problema de que pode faltar doses. Então, pode ser que não seja possível fechar o ciclo da vacinação, de duas doses. Ao invés de ajudar a população, você está prejudicando”, alertou ele na ocasião.
Até terça (12), Rondonópolis havia recebido 65.159 doses vacinas. Conforme painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram aplicadas até o momento 42.283 referente à primeira dose e 22.877 da segunda.
30 anos com comorbidades
Conforme a Prefeitura de Rondonópolis, para dar continuidade na imunização do grupo prioritário abrindo a vacinação para pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades.
“O público referente às faixas etárias convocadas durante essa semana foi maior do que a expectativa do órgão de Saúde. A quantidade de doses enviadas é definida pelo Ministério da Saúde que se baseia em dados do último censo de 2010, por esse motivo, muitas vezes há uma variação no número total de pessoas dentro dos grupos”, explicou.
A vacinação vai acontecer no Centro Cultural José Sobrinho, ESF Paineiras, ESF Pedra 90, C.S Cohab, ESF Padre Miguel, ESF Morumbi, ESF Dom Osório, ESF Serra Dourada, ESF Itamaraty e ESF André Maggi.
O atendimento é das 8h às 11h para mulheres e das 13h às 17h para homens. Também haverá imunização em sistema drive thru no Estádio Municipal Luthero Lopes. No local, o atendimento funciona das 8h às 17h.
Para a imunização, as pessoas devem portar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS, relatório médico que comprove a comorbidade, prescrição médica (últimos 180 dias), cópia do prontuário e carteirinha que comprove comorbidade (ex: hiperdia, carteirinha do coração), bem como comprovante de residência. (Com informações da assessoria)
Fonte: RD News