A assessoria da Prefeitura de Rondonópolis, 220 km distante de Cuiabá, confirmou a internação de um motorista de caminhão com supeita de infecção pela variante indiana do coronavirus. Ele é mantido em isolamento no Hospital Regional da cidade.
Segundo as informações, o paciente estaria na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O histórico relatado é de que ele teria vindo do Pará para Mato Grosso.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), divulgados nesta quarta-feira (26), registram 399.792 casos confirmados da Covid-19 e 10.768 óbitos em decorrência da doença. Em 24h, mais 31 pessoas morreram e 2.178 foram infectadas pelo coronavírus em Mato Grosso.
Em todo o Brasil, até o momento, são 7 confirmações de pessoas contaminadas com essa nova cepa indiana, chamada B.1.617. São seis casos em São Luiz, no Maranhão, e um em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
A confirmação da infecção por essa variante em Rondonópolis, no entanto, ainda precisa ser feita com testes de sequenciamento genético do vírus, o que não é feito em Mato Grosso. A reportagem tentou contato com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, mas sem sucesso.
Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado nesta quarta, a variante já foi oficialmente detectada em 49 países e 4 territórios. Os cientistas dizem que ela é mais contagiosa, se comparada com a variante britânica. Ainda está sob investigação se a cepa indiana está relacionada com os quadros mais graves de Covid-19 e se se ela aumenta o risco de reinfecção.
Fonte: Hipernotícias