A Prefeitura de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) confirmou nesta sexta-feira (7), o primeiro caso de “flurona” – pessoa infectada com influenza e covid-19 ao mesmo tempo. A paciente fez o exame em um laboratório particular, que comunicou a Vigilância Epidemiológica. Não foi informada a idade da mulher.
Segundo a prefeitura, nos últimos dias há um aumento nos atendimentos de pessoas com sintomas de síndrome gripal. A mulher diagnosticada com “flurona” passa bem, sem apresentar sintomas graves.
Na quinta-feira (6), mais de duas mil pessoas foram atendidas nas unidades básicas com sintomas respiratórios. E, depois de 4 meses com redução nos casos de covid, o município voltou a ter aumento nos registros, com 51 confirmações da doença na quinta-feira.
“Diante da atual situação, pedimos que a população mantenha as medidas para evitar a contaminação pela Covid-19 e pela gripe. É fundamental o uso de máscaras, as mãos devem ser lavadas várias vezes ao dia com água e sabão, deve ser mantido o uso de álcool em gel e medidas de higienização, e é importante que se evite aglomerações”, orienta o gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padim.
Em caso de sintomas leves, a orientação é para que se procure a unidade básica de saúde mais perto de casa. As pessoas com sintomas moderados e graves devem procurar o Hospital Municipal e, para as crianças, o encaminhamento é para o Pronto Atendimento Infantil. (Gazeta Digital/Com informações da assessoria)