O avanço da vacinação contra a covid-19 continua salvando vidas em Mato Grosso. Desde que a primeira dose de vacina foi aplicada na técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, em Mato Grosso, no dia 19 de janeiro, mais de 4,2 milhões de vacinas foram aplicadas no estado. Os efeitos são fáceis de perceber. Por exemplo: Rondonópolis, a terceira maior cidade de Mato Grosso, não registra mortes há um mês. E não se trata de um caso isolado. A desaceleração da pandemia e a queda no número de mortes e casos ocorre em todo o estado.
No dia 13 de outubro, o município registrou a morte de um homem de 74 anos. Do início da pandemia até este dia 13 de novembro, Rondonópolis registrou 942 mortes por covid-19 e 38.435 casos da doença. Desse total, 37.416 estão recuperados e, segundo o Painel Interativo da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), 47 pessoas estão sendo monitoradas nesta sexta-feira (12).
O município, que ainda se mantém na terceira colocação no ranking de municípios com mais casos registrados, vem mostrando que está fazendo a lição de casa. Segundo o Vacinômetro da Prefeitura, 186.266 pessoas tomaram a primeira dose da vacina e 124.269 tomaram a segunda, totalizando 310.535 pessoas imunizadas.
Nesta semana, a cidade começou a aplicar a 2ª dose do imunizante da AstraZeneca para pessoas que receberam a 1ª dose até o dia 13 de agosto. Além disso, mantém a campanha para adolescentes com mais de 12 anos e as doses de reforço para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.
Rondonópolis ganhou destaque com as medidas para conter o avanço do coronavírus ao seguir o exemplo de São Paulo e exigir a apresentação do passaporte de vacinação em eventos. A medida também foi alvo de polêmica, pois, além dos eventos, o documento foi exigido para ingressar em qualquer estabelecimento. Mesmo com a polêmica, a medida funcionou e a fila de vacinação acelerou por algumas semanas.
Após algumas semanas, a prefeitura editou o decreto em que deixava de exigir a comprovação nos estabelecimentos comerciais. Porém, manteve a obrigatoriedade de apresentação em eventos com mais de 300 pessoas. Quem não apresentasse a carteira, precisaria apresentar um teste negativo para a covid-19.
ÓBITOS EM QUEDA – O município de Curvelândia (280,4 km de Cuiabá) também completou um mês sem registrar nenhuma morte por covid-19. A última vítima da doença foi um homem de 76 anos, que faleceu em decorrência da doença no dia 11 de outubro. O município registrou 674 casos desde o início da pandemia em março do ano passado. De lá para cá, 18 óbitos foram registrados. O total de pessoas recuperadas é de 654.
De acordo com o Ministério da Saúde, Curvelândia já aplicou 7.246 doses da vacina, sendo 4.151 da primeira dose e 2.995 da segunda ou dose única. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (10), com base na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
“Agradecemos, primeiramente a Deus e, depois, à equipe da Saúde do município, que durante todo esse tempo não tem medido esforços para vencer essa luta contra esse vírus. Agradecemos ao prefeito Jadilson Alves de Souza, que tem disponibilizado todos os meios possíveis para nos apoiar nessa empreitada dificílima”, disse Roberto Serenini, secretário Municipal de Saúde.
No município, toda a população acima de 18 anos pode receber a dose da vacina. Para isso basta procurar UBS do Bairro Por do Sol, que está em pleno funcionamento das 07h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
A cidade de Várzea Grande também não registra mortes por covid há oito dias, segundo os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, divulgado nesta sexta-feira (12). O último óbito registrado na cidade foi de um homem de 40 anos, no dia 4 de novembro.
Durante toda a pandemia, 41.346 varzea-grandenses contraíram o coronavírus. Desses, 39.862 se curaram e 1.423 perderam a vida. No momento, há 36 pessoas internadas e 13 estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar.
A cidade já aplicou 186.798 mil vacinas como primeira dose e 195.195 como segunda dose ou dose única, totalizado 417.372 mil vacinas contra a covid-19, o que representa 81,5% da população imunizada.
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além de Várzea Grande, na mesma semana outras quatro cidades do interior de Mato Grosso não registraram óbitos. Foram elas: São José do Rio Claro, São Félix do Araguaia, Primavera do Leste e Alta Floresta.
PANDEMIA EM MT – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (12), 549.939 casos confirmados em Mato Grosso, sendo registrados 13.961 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 252 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado em 24h. Do total de casos notificados, 1.163 estão em isolamento domiciliar e 534.285 estão recuperados.
*Com contribuição da estagiária Brenda Closs
Fonte: Estadão de MT