Richarlison brilha, Brasil joga muito e estreia com vitória na Copa; veja gols

Fonte:

Havia um pombo voando no Estádio Lusail, em Al Daayen, nesta quinta-feira (24), no Qatar. O centroavante Richarlison tornou as coisas mais fáceis ao marcar duas vezes na vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0, na primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Dois gols que, desta forma, tranquilizaram os sul-americanos. O segundo, inclusive, um exemplo de agilidade.

Além disso, ainda houve um baile brasileiro com direito a duas bolas na trave da Sérvia, defesas espetaculares do goleiro sérvio e inúmeras chances perdidas. Enfim, o Brasil jogou muito sem dar nenhuma chance ao adversário e mostrou ao mundo que é um dos favoritos ao título da Copa.

Agora, o Brasil enfrenta a Suíça, às 12 horas (de MT), na segunda-feira (28), contra a Suíça, na briga direta pela liderança da chave. No momento, a Seleção supera os alpinos no saldo de gols. Já a Sérvia terá de se virar contra Camarões, na mesma data. As duas equipes estão zeradas.

PRIMEIRO TEMPO

Não tem jeito. Em resumo, uma estreia na Copa do Mundo é sempre carregada de nervosismo e ansiedade. Principalmente, com um adversário minimamente qualificado. Assim, o Brasil demorou a soltar-se. Algo que boa parte do público já imaginava. Mas a Seleção tem cinco estrelas no peito. Por isso, tem a obrigação de propor o jogo, nem que seja de forma mais automática. Neste sentido, na metade da primeira etapa, a equipe de Tite passou a chutar mais e, com tabelas, entrar na área da Sérvia com a bola nos pés. Aliás, Raphinha teve a melhor chance, mas chutou fraco. Vini Júnior também deu trabalho aos adversários. Faltou, porém, a melhor finalização.

A Sérvia, por sua vez, mostrou que sabe jogar e procurou, o tempo todo, as bolas altas. No entanto, a bateria antiaérea do Brasil estava bem postada.

SEGUNDO TEMPO

Tite manteve a formação ofensiva na volta do intervalo. Então, o Brasil passou a frequentar mais o campo de ataque e encontrar os espaços na defesa adversária. O gol parecia estar amadurecendo. Alex Sandro acertou uma pancada, de fora da área, na trave. No ataque seguinte, Vini Junior obrigou o goleiro europeu a espalmar nos pés de Richarlison. Bem-posicionado, o Pombo colocou na rede e fez o grito sair da garganta.

No desespero, a Sérvia passou a jogar bolas na área. Aliás, a cada escanteio a torcida europeia vibrava. Parecia um pênalti ou algo assim. Muito pouco para superar uma Seleção Brasileira. Além disso, com espaço, o time de Tite ampliou. Vini Júnior cruzou de trivela. Richarlison, dominou, ajeitou, virou o corpo e lançou uma flechada contra o gol rival: 2 a 0. Que golaço!

E o Brasil, muito bem coletivamente, não passou mais sufoco daí em diante. As substituições mantiveram o nível da equipe. No fim, no balanço geral, uma boa estreia.

Veja os melhores momentos da partida

BRASIL 2×0 SÉRVIA
1ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Data e horário: 24/11/2022, às 16h (de Brasília).
Local: Estádio Lusail, em Al Daayen (QAT)
Gols: Richarlison, 17’/2ºT (1-0); 27’/2ºT (2-0)
BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Paquetá (Fred, 30’/2ºT); Raphinha (Martinelli, 41’/2ºT), Richarlison (Gabriel Jesus, 33’/2ºT), Neymar (Antony, 34’/2ºT) e Vini Júnior (Rodrygo, 30’/2ºT). Técnico: Tite
SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Gudelj (Ilic, 11’/2ºT), Lukic (Lazovic, 19’/2ºT), Zivkovic (Radonjic, 11’/2ºT), Serj Milinkovic-Savic, Mladenovic (Vlahovic, 19’/2ºT); Mitrovic e Tadic. Técnico: Dragan Stojkovic
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Auxiliares: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
Cartão Amarelo: Pavlovic, Gudelj (SRB)  (Jogada 10)