Queimadas no Pantanal já destruíram 350 mil hectares e sufocam clima em Cuiabá

Fonte:

Mesmo com os esforços da Força-Tarefa que envolve militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Exército, Marinha e Aeronáutica, além de agentes do Ibama, Sema, ICMBio, entre outras instituições, as queimadas no Pantanal mato-grossense, que começaram há cerca de 20 dias continuam avançando e já atingiram uma área de mais de 350 mil hectares, o equivalente a 320 mil campos de futebol.

Além dos grandes danos à fauna e flora da região, cuja recuperação deve demorar, tamanha a destruição, os focos de incêndios espalham fumaça que atingem a Região Metropolitana de Cuiabá e cidades vizinhas, aumentando o calor com o clima abafado e seco e causando em grande escala problemas respiratórios na maior concentração de população urbana de Mato Grosso.

Na Capital mato-grossense e seu entorno, onde não chove há vários dias, durante esse período de estiagem e queimadas, o céu amanhece nublado quase todos os dias, com o sol, na maioria das vezes, encoberto por nuvens cinzas de fumaça.

Inclusive, os incêndios provocaram a vinda ao Estado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nessa terça-feira (18). Ele fez um sobrevoo, em companhia do governador Mauro Mendes, no bioma pantaneiro, no município de Poconé e áreas da Transpantaneira.

O ministro prometeu ao Chefe do Executivo de Mato Grosso ampliar a ajuda e a parceria com o governo federal, destinando recursos e apoio técnico e logístico para combater as chamas.

Fonte: Página Única