Queda de raio faz posto de combustível tremer em MT; veja vídeo

Fonte:

Funcionários de um posto de combustível em Marcelândia, a 712 km de Cuiabá, foram surpreendidos por um raio que caiu sobre uma pilha de pneus na quarta-feira (2). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o raio cai, gerando uma explosão, seguida por um tremor na área. Segundos depois, surge uma fumaça.

Um dos funcionários do local contou que a pilha de pneus fica no fundo do pátio ao lado da borracharia do posto de combustível.

“Caiu como se fosse num palanque. O raio caiu nos pneus, e o menino da borracharia caiu no chão. Não deu choque, não aconteceu nada. Foi só o susto mesmo”, explicou.

Veja o vídeo:

Segundo o Instituto Climatempo, o município registrou um alto número de raios. Desde o início de abril, foram registrados 4.143 raios na cidade e 21.145 descargas elétricas.

O que são os raios?

Infográfico do Inpe mostra como os raios de formam durante tempestade — Foto: Grupo de Eletricidade Atmosférica/Divulgação

Infográfico do Inpe mostra como os raios de formam durante tempestade — Foto: Grupo de Eletricidade Atmosférica/Divulgação

Segundo o Inpe, os raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam as nuvens de tempestade e o solo.

Geralmente ocorre entre uma nuvem carregada de partículas com a carga negativa geradas pelo atrito entre elas e descarrega no solo com partículas positivas.

Cuidados dentro de casa

  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante a tempestade

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: G1 MT