Quatro municípios de MT estão entre os mais bem colocados do país em trabalho e renda, diz IBGE

Fonte:
Primavera do Leste (Foto: Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (9) os resultados nacionais do Censo 2022 sobre Trabalho e Rendimento. O levantamento destaca Mato Grosso como um dos estados com maior participação do rendimento do trabalho e na renda domiciliar. Entre os dez primeiros municípios do país, três são mato-grossenses.

O terceiro maior do país é o município de Serra Nova Dourada (MT), que registra 78,2% de nível de ocupação, ficando atrás apenas de Fernando de Noronha (PE) e Vila Maria (RS). A taxa supera a média nacional, de 53,5%, e a da região Centro-Oeste, de 59,7%.

mt
Municípios de MT se destacam em trabalho e renda. (Foto: Prefeitura de Querência)

Outros três municípios mato-grossenses se destacam pela renda familiar. São eles: Querência, com 93,7%, Sapezal, com 93,5%, e Primavera do Leste, com 92,9%. A renda do trabalho representa mais de 90% do rendimento das famílias. Os dados colocam as três cidades do estado entre as maiores participações do rendimento do trabalho na composição da renda domiciliar no país.

Segundo o IBGE, o rendimento de todas as fontes é composto pelos rendimentos de todos os trabalhos e também por aposentadorias, pensões, benefícios de programas sociais do governo, rendimentos de aluguel ou arrendamento e outras origens. Em 2022, cerca de 75,5% do rendimento mensal domiciliar total do país provinha do trabalho.

Participação do rendimento do trabalho na renda domiciliar — Censo 2022

Mato Grosso em destaque: participação do trabalho acima de 90% em três municípios.

Querência
93,7%

Sapezal
93,5%
Primavera do Leste
92,9%
Média Brasil
75,5%

Fonte: IBGE — Censo 2022 (Trabalho e Rendimento). Elaborado por Primeira Página.

No recorte nacional, o Censo 2022 mostra ainda que 35,3% dos trabalhadores brasileiros recebiam até um salário mínimo em 2022, enquanto apenas 7,6% tinham rendimento acima de cinco salários mínimos.

Os resultados do Censo 2022 sobre Trabalho e Rendimento foram obtidos a partir da amostra aplicada em cerca de 10% dos domicílios do país, o equivalente a 7,8 milhões de entrevistas. As informações completas estão disponíveis no portal do IBGE.  (Primeira Página)