Quatro alunos da Rede Municipal de VG avançam para a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

Fonte:

Quatro estudantes de escolas da rede municipal de Várzea Grande conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual e estão classificados para a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Esses alunos concorreram na etapa estadual com alunos de escolas públicas dos municípios de Cuiabá, Diamantino e Sorriso.

Os alunos vencedores na etapa estadual são: Lauriany Vitória Aguiar dos Santos da EMEB Professora Maria Joana da Silva Almeida, vencedora da categoria Conto 4° e 5° ano; Mizael Augusto da Silva Padilha da EMEB Abdala José de Almeida, na categoria Desenho 6º e 7º ano; Kenielly Soares Moraes da EMEB Benedita Bernardina Curvo, que venceu na categoria Música 6º e 7º ano; e Evillyn Lorrainy da Silva Santos da EMEB Joaquim da Cruz Coelho, que conquistou o primeiro lugar na categoria Poesia 6º e 7º ano. Estes alunos vão concorrer na etapa nacional com alunos de outros estados do país.

A aluna Bianca de Almeida Vieira da EMEB Antônio Gomes da Cruz conquistou o terceiro lugar na categoria Conto 4º e 5º ano.

Segundo o secretário Silvio Fidelis, esse resultado demonstra que a educação da rede municipal de ensino de Várzea Grande está no caminho certo. “Dos seis alunos classificados para a etapa nacional, quatro são da nossa rede. Isso nos deixa muito felizes e empenhados em trabalhar cada vez mais por uma educação de qualidade”, disse o secretário, elogiando o trabalho dos professores envolvidos no concurso. “Nossos profissionais são dedicados e não medem esforços para colocar a educação do nosso município em destaque”.

O Prêmio MPT consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas públicas. Tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, além de reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Este ano, participaram do prêmio cinco escolas da rede municipal de Várzea Grande, envolvendo 731 alunos do 4º ao 7º ano. Participaram as Emebs Abdala José de Almeida, Benedita Bernardino Curvo, Joaquim da Cruz Coelho, Maria Joana da Silva Almeida e Antônio Gomes da Cruz.

O prêmio foi dividido em quatro categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho. Está dividido também em dois grupos: Grupo 1 – para alunos de 4º e 5º ano, cujo tema foi “Erradicação do Trabalho Infantil”, e Grupo 2 – para estudantes de 6º e 7º ano com o tema “Aprendizagem Profissional”.