Projeto tem como finalidade revelar gênio em Mato Grosso

Fonte: Olhar Direto

A genialidade de Albert Einstein, Manoel Dias de Abreu, Isaac Newton ou Leonardo da Vinci pode estar em Cotriguaçu, Poconé, Nova Monte Verde ou Vila Rica. E é para despertar a curiosidade e criatividade dos estudantes que o governo de Mato Grosso realiza até quinta-feira (26), com a participação de pelo menos 100 estabelecimentos de ensino, a IX Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Arena do Pantanal.
 
O otimismo do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, ex-vereador Domingos Sávio Parreira, se deve ao levantamento preliminar realizado com antecedência, em parceria com a Universidade do Estado (Unemat). “Podemos, sim, ter o despertar de um Einstein ou Da Vinci. Por quê, não?”, respondendo com um questionamento, ao destacar que os principais trabalhos receberão prêmios e terão campanhas de marketing.

Para ilustrar, recordou sua visita à Google do Brasil, em São Paulo, após tomar posse na Seciteci. “Estive na sede da Google, em São Paulo, onde fui recebido por um profissional que havia surgido como aluno do interior de Mato Grosso. Hoje ocupa alto cargo na Google. Veio tratar de assuntos comerciais, com a Secretaria de Estado de Ciência e disse: na minha época não tinha essa oportunidade”, citou o secretário.
 
Domingos Sávio lembrou a reclamação do ex-aluno mato-grossense e ponderou que é trabalho similar aos olheiros dos maiores clubes de futebol. “Ele disse: a Google me descobriu e me tirou de Mato Grosso; me levou para São Paulo. É como se fossem olheiros de futebol, que descobrem jogadores em times de várzea e levam para os maiores centros”, avaliou o titular da Seciteci.
 
A tese de Sávio Parreira é de que a genialidade não é questão geográfica, mas de oportunidade. “Certamente temos muitos gênios nos lugares mais longínquos do Estado. O que a gente faz é descobrir essas pessoas e fazer com que trabalhem em prol do nosso Estado de Mato Grosso”, emendou ele.
 
Mesmo da grave crise financeira, a Seciteci está fazendo as “entregas” prometidas pelo governador José Pedro Taques (PSDB) à população de Mato Grosso. “Apesar de todas as dificuldades financeiras, estamos fazendo ações. Estamos buscando recursos federais e construindo as escolas técnicas estaduais, onde passamos de oito para 17. O governo investiu no MT Enem, beneficiando mais de quatro mil alunos”, sintetizou Domingos Sávio.
 
Sobre o atraso no salário dos pesquisadores da Faculdade Tecnológicas (Fatec), ele afirmou que estão sendo regularizados e lembrou que a crise assola todos os estados. “O salário é um problema que todos os estados estão passando por dificuldade. Isso já está resolvido. Isso é natural, em novembro e dezembro. Devemos é valorizar a criação da Fatec e dos cursos fora de sede da Unemat, faculdades tecnológicas e a carreta MT Ciência”, complementou o secretário de Ciência e Tecnologia.