Projeto que libera caça em MT ganha repercussão nacional

Fonte:

O projeto de lei que regulamenta a caça esportiva em Mato Grosso, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), tem atraído a atenção nacional. Imprensa e sociedade civil, de modo geral, tem reservado críticas ao projeto. Deputados estaduais também se pronunciaram contra o projeto.

Recentemente, alguns defensores dos direitos dos animais se juntaram ao coro feito pelos parlamentares, inclusive a ativista, Luísa Mell, que fez um apelo aos deputados mato-grossenses para não aprovarem o projeto, que recebeu parecer favorável da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária.

“Urgente! Projeto de lei que libera a caça esportiva no Mato Grosso foi aprovado em várias comissões! Está a um passo de virar lei! Isto que vocês leram! Vão liberar a caça no Pantanal! É matéria do âmbito federal”, argumenta Luísa.

A proposta, no entanto, foi retirada de pauta após requerimento do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). “O texto não deveria ter sido analisado pela Comissão e, por isso, solicitei que o texto também fosse submetido à Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, e com a nova análise, o projeto de lei pode retornar a discussão já na próxima semana”.

Carlos Avallone (PSDB) diz que concorda com o petista. “O Lúdio levantou a questão sobre o parecer, que saiu da Comissão de Agropecuária, quando ela deveria ser da Comissão de Meio Ambiente, o que eu também concordo. A princípio, eu não sou favorável e vou olhar essa questão da constitucionalidade, embora não seja mérito da minha Comissão. Mas eu vou dar uma analisada”, afirmou o tucano.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), da Comissão de Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico, disse que a proposta é negativa e aponta para uma direção contrária à dos tempos atuais, que prima pela preservação e sustentabilidade. “Já colhemos duas mil assinaturas de cidadãos para mostrar que a sociedade não aprova esse projeto de lei”.

A deputada Janaina Riva (MDB) classificou a proposta como um retrocesso. “A sociedade está falando sobre a preservação, sobre os cuidados que devemos ter com os animais, da proteção, então esse projeto é contra tudo isso e além de tudo é inconstitucional”, declarou.

Os deputados Thiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT) e Alan Kardec (PSB) também se manifestaram a favor dos animais e contra o projeto.

Fonte: Leia Agora