Projeto obriga leitura da Bíblia em escolas de Cuiabá

Fonte:

O vereador e presidente da Comissão de Ética e Decoro na Câmara Municipal de Cuiabá, Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) decidiu apresentar um projeto de lei que obriga a leitura da Bíblia nas escolas públicas e até mesmo particulares da capital.

“Com isso você vai tirar o seu filho da marginalidade, da criminalidade, das drogas, porque ele vai estar tendo realmente uma educação que sempre teve dando certo que é o livro da vida. Ali é nosso instrumento da vida, onde todos tem que ter como base um caminho, a bíblia nos ensina muita coisa”, disse em vídeo publicado em suas redes sociais na noite quarta-feira (10).

O legislador argumenta que Bíblia não é apenas um livro religioso, mas “fonte rica de história, literatura, arqueologia e cultura” e justifica que outras cidades brasileiras, como Ceará, Teresina, Campina Grande, Manaus e Petrolina adotaram a medida.

Já prevendo que o tema será ‘polêmico’, considerando que o Estado brasileiro é laico, ou seja, não pode adotar uma religião oficial, preterir ou privilegiar crenças, Sá afirma que a participação das crianças será “opcional”.

“É de suma importância destacar que o projeto é de cunho educacional e não religioso, a leitura complementar proporcionará conhecimento não apenas histórico, pois a Bíblia tem natureza literária, arqueológica e cultural e sua iniciativa não se contrapõe ao estado laico”, diz trecho do PL.

Enquanto isso, pedidos de comissãoes processantes e procedimentos éticos seguem ‘aguardando parecer’ da Procuradoria da Casa de Leis Cuiabana, como contra os vereadores Marcrean Santos (MDB) e Paulo Henrique (MDB).

Fonte: Folhamax