Um professor de inglês foi preso acusado de agredir um aluno autista, de 13 anos, da escola João Pissinati, nesta quinta-feira (29), em Sinop (497 km de Cuiabá). A vítima foi agredida com dois socos no rosto.
Segundo informações, o menino da 6ª série estava em crise quando se levantou e passou a bater em mesas e cadeiras dentro sala. Em determinado momento, ele jogou uma mesa contra o professor, que conseguiu conter o objeto com as mãos.
O aluno ainda começou a bater com força na mesa do docente, quando ele segurou os punhos da vítima e desferiu dois socos em seu rosto.
A Polícia Militar foi acionada e fez a condução do professor até a delegacia. Já o menor foi encaminhado para o hospital para receber atendimento médico.
A monitora e coordenadora contou que o aluno possui laudo de Autismo, TDH, TOD e suspeita de esquizofrenia. A avó do menor informou que ele está passando por um momento de crise e está fazendo troca de medicamentos. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.
O HNT entrou em contato com a Secretária Estadual de Educação (Seduc), que através de nota, se manifestou sobre o caso:
1 – Sobre o caso de um estudante menor com laudo de Transtorno Opositor Desafiados (TDH) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, em Sinop, que teve uma crise de ansiedade na manhã desta quinta-feira (29.06) e que precisou ser segurado por um professor na tentativa de evitar que ele se machucasse, a Diretoria Regional de Educação do Polo Sinop informa que tomou todas as providências para apurar os fatos.
2 – Imediatamente, após ficar mais calmo, a família foi comunicada e o estudante foi encaminhado para acompanhamento em unidade de saúde de Sinop.
3 – O estudante recebe acompanhamento por parte da DRE desde 2022, quando foi matriculado na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme, também em Sinop, e onde também passou por crises de ansiedade.
4 – Além do acompanhamento por meio da equipe de Atendimento Psicossocial da DRE, o estudante é assistido pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), pelo Conselho Tutelar e por uma equipe do Ministério Público Estadual (MPE).
5 – O estudante esteve afastado da escola do dia 03 de maio e 23 de junho por indicação médica, que aconselhou, por meio de laudo, que o estudante permanecesse sob os cuidados e vigilância de sua genitora em tratamento ou internação psiquiátrica, retornando a suas atividades no dia 26.
6 – com relação ao professor, ele foi afastado das atividades em sala de aula, pela DRE e pela Gestão da unidade, para apuração dos fatos.
7 – Quanto à contratação de Professor Auxiliar para o estudante, foi feita mediante decisão judicial em virtude da ação gerada em 2022 pelas crises do estudante quando esteve matriculado na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme, pois, os laudos médicos do estudante não são contemplados no rol de Classificação Internacional de Doenças (CID) que requerem professor auxiliar.
8 – A DRE do Polo Sinop reforça o seu compromisso em cumprir o que determina a Política de Educação Especial da Seduc-MT, com respeito e atenção que é devida ao estudante, bem como, ao que determina o Estatuto do Servidor Público em relação à apuração dos fatos. (HNT)