O professor do ensino fundamental do Colégio Salesiano São Gonçalo, acusado de tentar abusar sexualmente de pelo menos quatro adolescentes, todos meninos, foi afastado das salas de aula. Por meio de nota, a instituição informou que o docente foi suspenso no dia 23 de novembro, quando o colégio tomou conhecimento do caso pela primeira vez.
Conforme divulgado pelo RepórterMT, vários boletins de ocorrência foram registrados na Polícia Civil sobre os supostos abusos.
O profissional teria tentado se aproveitar do fato de os alunos estarem com notas baixas nas disciplinas que ele leciona, para pedir “favores sexuais”. Prints mostram parte de uma conversa entre um aluno e o docente, onde educador fala sobre “barganhar” a mudança de nota, dizendo que vão se trata de “quanto”, mais “do que”.
Por meio de nota, o Salesiano informou que tomou conhecimento sobre o caso pela primeira vez no dia 23 de novembro e logo tratou de providenciar a suspensão do docente de suas atividades. Ressaltando que “vai aguardar as investigações e dar todo o suporte necessário para que o caso seja esclarecido”.
A unidade de ensino afirmou ainda que repudia qualquer tipo de violência e zela pelos bons princípios. “O colégio zela pelos bons princípios e valores éticos, morais, legais e religiosos, pois são os pilares nos quais acreditamos para a construção de uma sociedade justa e harmônica”, diz trecho da nota.
Os Prints
Nas capturas de tela, é possível ver que o educador é quem inicia a conversa com o estudante, perguntando “cadê a moral”, cobrando por atenção. Durante a conversa, o profissional informa o aluno que ele tirou 3,5 em uma prova que valia 8 e fala sobre “barganhar”. O aluno entende que se tratava de dinheiro, mas o educador retruca: “Kkkk não é bem quanto… É o que”.
O professor então manda uma mensagem, apagada em seguida, mas a resposta do aluno dá a entender do que se trata. “Poxa aí é f*da pq gosto de mulher nem vira e namoro tbm po. Eu pagaria se vc quisesse”, responde o aluno.
Depois de certa insistência por parte do professor, o aluno desconversa e diz que vai tomar banho.
Denúncia de assédio
Em áudio enviado ao RepórterMT, uma das mães contou que o professor queria se aproveitar do fato que os alunos estavam tirando nota baixa nas disciplinas que ele leciona e ‘pedia’ “favores sexuais” em troca de mais pontos.
Conforme o relato da mãe, o professor ainda disse aos alunos que eles só não passariam de ano “se não quisessem”. Segundo ela, o professor só passou a ser mais explícito nas interações com os estudantes, porque eles não estavam entendendo a linguagem utilizada por ele.
“Eu achei que ele poderia estar sugerindo aulas particulares, mas quando ele foi abordar o ALUNO ele abordou falando que ele queria trocar notas por safadezas, que nós sabemos que é o ato sexual. Quando o ALUNO se negou, como os outros meninos também, ele disse que queria fotos ou vídeos, perguntou o que o ALUNO fazia no banheiro, se fazia coisas gostosas”, conta a mulher.
“O professor, sabendo da dificuldade que eles estavam em Matemática, tentou persuadi-los em troca de (“favores”) de cunho sexual ou de fotos, de vídeos pornográficos para poderem passar de ano, para poder mudar qualquer tipo de nota. Ele estava barganhando as notas das crianças agora neste fim de ano para se favorecer usando a instituição como bengala, usando as crianças como reféns”, completa.
O que mais surpreendeu as famílias era que o professor tinha um bom relacionamento com os estudantes, com quem chegava a almoçar.
Confira nota do Colégio Salesiano São Gonçalo:
O Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá vem a público fazer alguns esclarecimentos a respeito de denúncias envolvendo um professor do Ensino Fundamental e alguns alunos, divulgadas na imprensa e redes sociais.
Assim que o colégio tomou conhecimento do caso pela primeira vez, no dia 23 de novembro, tratou de providenciar a suspensão do docente de suas atividades;
O colégio não medirá esforços para que a verdade venha à tona e que a punição seja aplicada a quem for necessário;
O colégio vai aguardar as investigações e dar todo o suporte necessário para que o caso seja esclarecido;
O colégio repudia veementemente toda e qualquer violência contra as pessoas, especialmente contra os nossos alunos, que são a razão da existência da nossa instituição;
O colégio zela pelos bons princípios e valores éticos, morais, legais e religiosos, pois são os pilares nos quais acreditamos para a construção de uma sociedade justa e harmônica;
O colégio segue os princípios de São João Bosco, cujo foco principal são os jovens.
Afirmamos aqui o nosso compromisso na resolução deste caso, que classificamos como gravíssimo, e faremos chegar a toda a comunidade educativa o desfecho final desta situação.
Diante do exposto, contamos com a compreensão e confiança de Vossas Senhorias, que nos confiam vossos filhos, nossos alunos, ao longo desses quase 130 anos de história.
Cuiabá, MT, 01 de dezembro de 2023.
Diretoria do Colégio Salesiano São Gonçalo
Fonte: Repórter MT