A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz nesta quinta-feira (27.03). A cerimônia foi realizada no plenário do Senado Federal, com a presença de autoridades e demais convidados.
A indicação do diploma foi oferecida pela senadora Margareth Buzetti, em reconhecimento às ações da primeira-dama Virginia Mendes, que se dedica de maneira voluntária ao social do Governo do Estado, atuando na luta pelos direito um s das mulheres em situação de violência doméstica e no combate ao feminicídio. Ela é idealizadora do programa SER Família Mulher, referência nacional. Virginia Mendes destacou a emoção de receber a honraria.
Virginia Mendes é a segunda mulher do estado a receber o diploma. A primeira homenageada foi Suely Batista dos Santos, em 2007, por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres.
“Fiquei imensamente honrada ao saber que receberia o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal, indicada pela querida amiga senadora Margareth Buzetti, que realiza um excelente trabalho”, disse Virginia Mendes.
A primeira-dama ressaltou a relevância da conquista do diploma. “Celebrar essa conquista ao lado de mulheres comprometidas com uma sociedade mais justa e igualitária torna este momento ainda mais especial”, afirmou.

“Agradeço a todos que acreditam e trabalham por essa causa e dedico esse diploma, com carinho, à minha família e à querida população de Mato Grosso”, completou Virginia Mendes.
A senadora Margareth Buzetti destacou a trajetória de Bertha Lutz. “Em 200 anos de Senado, o Brasil elegeu a primeira mulher apenas em 1990. Ainda temos muito a conquistar em todos os setores da sociedade, mas, neste momento, destaco a política, onde ainda somos minoria”, ressaltou.
Buzetti também falou sobre a dedicação e atuação da primeira-dama Virginia Mendes. “Virginia, o seu trabalho tem mudado a vida de mulheres, crianças e indígenas. Você encontrou na vida pública a vocação de ajudar o próximo e criou o SER — Superação, Esperança e Respeito —, que leva o Estado até as pessoas que mais precisam. O SER Família Mulher dá todo o apoio necessário às mulheres”, elogiou.
No Senado, a honraria é considerada uma das mais relevantes. “Este diploma é um ato de resistência contra toda forma de discriminação contra a mulher”, afirmou a líder da Bancada Feminina, senadora Leila Barros.
Durante a abertura da sessão, o senador Eduardo Gomes destacou a importância da luta feminina. “A causa das mulheres é a causa pela igualdade, justiça e respeito”, salientou.
Representando todas as homenageadas, a juíza do Tribunal de Justiça do Ceará, Bruna Santos Costa Rodrigues, reforçou a necessidade de seguir avançando. “Nós estamos aqui para dar continuidade a esta luta que é de todas nós, que é de toda a sociedade. Já deveríamos ter nosso espaço, como qualquer outro homem, mas precisamos nos unir para que não haja retrocesso. Para nós, homenageadas, esse é um respirar, é uma injeção de ânimo. Cansa falar dos nossos direitos, mas não podemos desistir”, ressaltou.

O Diploma Bertha Lutz simboliza a importância da atuação feminina no movimento feminista brasileiro, especialmente na conquista do direito de voto para as mulheres em 1932. Bertha Lutz foi uma das principais defensoras dos direitos das mulheres, e sua relevância vai além de um título, refletindo seu impacto duradouro na política e na igualdade de gênero no Brasil.